No universo das redes sociais, sempre uma rede será a bola da vez e no Brasil, que ficou famoso no passado pelo uso massivo do Orkut e mais recentemente do Facebook. A febre do Instagram coloca o Brasil em segundo lugar no volume de usuários, perdendo apenas para os Estados Unidos e consolidando essa rede social como uma das maiores vitrines digitais.
A pesquisa da Opinion Box revela que a popularidade da plataforma está em ascensão, com uma impressionante taxa de 92% de usuários acessando o Instagram diariamente. Do universo de 2 bilhões de usuários ativos no mundo todo, 99 milhões são brasileiros, abrindo possibilidades de negócios e geração de mídia espontânea.
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Para Thiago Andrade, Gestor de Conteúdo da KAKOI Comunicação, esse hábito de abrir o aplicativo várias vezes ao dia é perfeito para marcas e empresas impactarem seus negócios. Para se ter ideia do poder de penetração, 53% dos entrevistados entram várias vezes por dia o aplicativo e 22% mantém o Instagram aberto o tempo todo:
“Estar presente nas redes sociais não é uma alternativa, mas sim uma obrigação. É a oportunidade de empresa de qualquer segmento estar na vida das pessoas com conteúdo relevante, mostrando seus produtos e serviços”.
Andrade reforça outros dados da pesquisa:
– 79% das pessoas acreditam que o Instagram consegue estreitar laços entre pessoas e empresas;
– 44% dos usuários “conversam” pelo Instagram com marcas que admiram.
“Esse diálogo empresarial é uma excelente porta que se mantém aberta constantemente. Antigamente os veículos de comunicação eram para negócios considerados grandes, aqueles que podiam pagar para aparecer em outdoor, TV, capa de revista. Hoje todos podem, mantendo uma interação ativa com seu público”.
Instagram como maneira de impactar
70% dos usuários seguem influencers e 20% admitiram serem influenciados pelos conhecidos “digital influencers”, a ponto de tomarem decisões de compras:
“Com tanta gente conectada, o poder da influência digital é inegável. Os influenciadores conseguem impactar um público setado que adora ver o dia a dia dessa personalidade, mas é preciso tomar cuidado na escolha da parceria, verificar se o conteúdo e o público que esse influencer alcançar e engajar é o mesmo que a empresa quer passar” completa Andrade.