As novelas mexicanas fazem muito sucesso no Brasil sejam elas pelo SBT ou atualmente pelo Globoplay, por isso é importante rever os casais LGBTQIA + que a telinha nos mostrou.
Juliana e Valentina (Amar a Muerte)
Juliana e Valentina começaram como personagens secundárias na novela Amar A Muerte (em breve no Globo Play). No entanto, a bela história de amor lésbica dessas garotas fez com que os fãs exigissem mais tempo delas na tela para a Televisa. Felizmente, a insistência dos seguidores deste casal fez com que o casal tivessem a sua própria websérie. Amar a Muerte é talvez a novela de mais sucesso das novelas mexicanas com um casal LGBTQIA+.
Pedro e Osvaldo (A Usurpadora)
O remake da famosa novela A Usurpadora trouxe várias novidades. Entre elas a inclusão de um casal gay formado por Pedro (Paco Rueda) e Osvaldo (Pierre Louis) .
Aristemo (Mi marido tiene más familia)
Aristemo quebrou barreiras ao se tornar o primeiro casal teen gay da televisão mexicana. Sua estreia foi em Mi marido tiene más familia) . No entanto, graças ao grande sucesso, Aris e Temo conseguiram sua própria série em 2019: Juntos el corazón nunca se equivoca.
Cristian e Lisandro (Corazón que Mienten)
Em 2016, a equipe de produção da Televisa fez uma adaptação de Laberintos de pasión, telenovela mexicana exibida entre 1999 e 2000. A história gay de Corazón que Miente é dirigida por Christian Mena Souza (Ricardo Margaleff) e Lisandro Moliner Bustos (Emmanuel Palomares)
Leonardo e Diego Armando (Que Pobres tão Ricos)
Qué Pobres tan Ricos apresentou um casal LGBT+ que não era apenas composto por atores com corpos de Max Steel. Claro, os produtores nunca ousaram mostrar um beijo entre os personagens de Leonardo Ruiz Palacios (Diego de Erice) e Diego Armando (José Eduardo Derbez).
Jean-Marie Bonjour e Stéfano Longoria (Amores Verdadeiros)
Estrelado por Erika Buenfil (Victoria), Eduardo Yáñez (José Ángel), Eiza González (Nicole) e Sebastián Rulli (Francisco), Amores Verdadeiros fez bastante sucesso aqui no Brasil pelo SBT, foi transmitida no Canal de las Estrellas entre 2012 e 2013.
Nesta história encontramos Jean-Marie Bonjour (Rubén Branco) e Stéfano Longoria Ruiz (Archie Lanfranco), que foram reconhecidos por serem os primeiros casais gays casal se casar na televisão aberta mexicana.
Ulisses e Roberto (Sortilégio)
Outra das novelas mexicanas que conta com um casal LGBT+ é Sortilégio. Como outras produções, é uma adaptação. A versão original é
Tú o nadie, sucesso de 1985. Quem faz as cenas nesta história ambientada em 2009 são Ulisses Villaseñor (Julián Gil) e Roberto Castelar (Marcelo Córdoba).
A cena mais lembrada desse casal é quando eles estão em uma festa e decidem “lembrar dos velhos tempos”. Para grande parte da comunidade, a representação nessa novela foi problemática. O motivo? Foi feito de estigmas em torno da bissexualidade.
Esses foram alguns romances LGBTQIA+ que estiveram em novelas mexicanas. Então, quando sua tia conservadora lhe disser que ‘as coisas eram diferentes antes’, mostre a ela essa lista para que ela se lembre de que a diversidade sexual já existia mesmo nas produções que ela viu!