O enredo de 1899 (Netflix) é uma ficção, isso sempre foi bastante comentado pelos próprios autores. Fora Odar e Friese, o grupo de roteiristas da série é devidamente formado por nomes renomados dentro do cinema na Alemanha como por exemplo Coline Abert, Emma Ko, Emil Nygaard Albertsen, Jerome Bucchan-Nelson, Juliana Lima Dehne e etc.
- Leia Mais: O que podemos esperar da segunda temporada da série 1899?
- Caco Ciocler será protagonista em Americana, a mais nova série da Star+
A obra teve o início do seu desenvolvimento pouco depois do sucesso da estreia de Dark no ano de 2017. Dentro dos primeiros meses do ano de 2020, a produção foi acelerada, tanto que com a chegada da pandemia, grande parcela da produção precisou ser parada, sendo assim a estreia somente ocorreu em 2022.
Mesmo com os próprios autores negando que a trama é baseada em um acontecimento real, se nota que existe uma grande inspiração em teorias a respeito de eventos acontecidos na região do Triângulo das Bermudas, pois a trama se passa em um navio misterioso que está prestes a chegar em um penhasco com uma curva parecida a um triângulo.
- Leia Também! Glee, fenômeno mundial, terá série polêmica sobre as brigas e os bastidores
- Fiasco! Maldivas, série brasileira da Netflix, é cancelada pela plataforma após a primeira temporada
E a forma geométrica desse local faz referência clara a tal anomalia situada na região das Ilhas Bermudas, Porto Rico e Flórida. O local é minado de segredos, lendas e conspirações, até mesmo eventos reais que envolvem desaparecimentos não solucionados de barcos, aviões e navios.