A personagem Maíra (Sophie Charlotte) teve que se mostrar completamente corajosa e com muita garra desde o seu primeiro dia de vida na terra em Todas as Flores (Globo), isso porque ela nasceu deficiente visual, porém uma cirurgia mudará de forma drástica a vida dela.
Depois da morte de Rivaldo (Chico Diaz), a mocinha vai morar com a mãe no Rio de Janeiro, Zoé (Regina Casé), que acabou protagonizando uma atitude covarde ao abandonar a filha ainda pequena, ela a resgata justamente para salvar a vida de Vanessa (Letícia Colin).
A irmã maldosa da moça recebe um transplante de medula e se cura de um câncer, mas apesar disso, ela fará de tudo para acabar com a protagonista, principalmente na hora em que perde Rafael (Humberto Carrão).
No decorrer da história, Maíra voltará a enxergar, mas não totalmente. A operação será complicada, porém bem sucedida. De pouco em pouco, a mocinha começará a enxergar parcialmente e gradativamente.
Primeiramente, ela ainda decidirá se fingir de cega, mas não demorará para Zoé descobrir isso tudo. Depois da cirurgia, a jovem nem ligará tanto para a mãe e irmã. Refém da matriarca por conta do filho, ela não consegue aplicar sua vingança.