Tertúlio (José de Abreu) acaba sendo vítima de um disparo acidental e como resultado ficou machucado em Mar do Sertão (Globo), isso acontece depois dele obrigar Vespertino (Thardelly Lima) a entregar para ele a arma de Pajeú (Caio Blat), porém o objeto escapa da mão do rapaz, cai no chão e atira contra o idoso.
- Leia Mais: Mar do Sertão: Deodora se torna a comandante do pedaço e orquestra contra Tertúlio
- Resumo Mar do Sertão: confira capítulos de 14/11 a 03/12/2022
Depois do coronel ser atingido, Vespertino decide fugir sem ao menos prestar nenhum socorro. “Rapaz, tu matou o coronel, véi!”, falará Mirinho, pasmo. “Eu não matei ninguém, tá vendo? Foi um acidente e a arma caiu no chão! E você vai me ajudar a sumir!”, falará o agiota, na sequência, ambos levarão o homem para a mata e o deixarão largado no local sem nenhum suporte.
A pessoa da qual achará o idoso em um estado deplorável será Pajeú. Mesmo possuindo rancor e raiva do coronel, o jagunço decidirá ajudar ele, o rapaz levará o marido de Deodora (Debora Bloch) para Candoca (Isadora Cruz) que fará uma cirurgia de emergência e salvará sua vida.
- Leia Também! Mar do Sertão: Fragilizado, Tertúlio retorna para sua casa e Tertulino ordena seus capangas capturarem Vespertino
- Mar do Sertão: Escorraçado por Labibe, Maruan arranja outra pretendente
Depois de todo o procedimento, Tertúlio ainda ficará com a sua saúde completamente fragilizada, no entanto voltará para casa com o intuito de poder se recuperar. Mas Deodora aproveitará a situação para se tornar a grande comandante da Fazenda Palmeiral, como resultado a megera fará de tudo para retardar a recuperação do marido.