Após o ataque que Eugênio (Marcello Novaes) sofreu de Matias (Antonio Calloni) e ser internado mais uma vez. Leônidas (Eriberto Leão) seu grande amigo, fará questão de levá-lo junto com Heloísa (Paloma Duarte) para a clínica que é dirigida por seu pai, Bartolomeu (Paulo Carvalho) na novela Além da Ilusão (Globo).
Leônidas irá procurar seu pai na sala dele e dessa forma irá propor um tratamento diferente a Matias. Nesse meio tempo, Heloísa também procurará o amigo, no entanto ao encontrá-lo, se esconderá e ficará ouvindo tudo atrás da porta.
“Psicanálise, Leônidas! Não se segura um paciente em surto na base da conversa!”, dirá o médico pai de Leônidas. “Falo de terapia ocupacional, pai, de tentar dar voz ao inconsciente através da arte!”, falará Leônidas. Ao se aproximar do filho Bartolomeu, colocará a mão no ombro dele: “Se quer mesmo entender melhor como funciona a psicanálise no tratamento de pacientes psiquiátricos, devia voltar para a faculdade, meu filho. Até hoje não me conformo que você tenha abandonado nem o curso, nem a família”, revelará ele ao mesmo tempo que Heloísa ouve tudo.
Não se contendo, Leônidas sairá de perto do pai. Ao perceber o clima tenso do momento, Heloísa interrompe a conversa, fingindo chegar naquele momento. Quando está sós com Leônidas, ela será direta: “Que outros segredos você esconde, Leônidas? Ou devo dizer ‘doutor Leônidas’?”
Desse modo então, Leônidas não verá mais sentido em mentir para sua amada e resolve contar a verdade sobre o seu passado. Ele então confessa para Heloísa que abandonou a faculdade de Medicina e ainda conta o motivo de ter virado as costas para o curso e para a família.
A irmã de Violeta (Malu Galli) ficará chocada ao ouvir toda a história, mas logo se mostrará solidária: “Pode deixar que seu segredo está bem guardado”, dirá ela.