Augusta (Olívia Araújo) acabará sendo bastante humilhada por Matias (Antonio Calloni) após escolher estar do lado da grande verdade depois do assassinato de Elisa (Larissa Manoela) em Além da Ilusão (Globo).
Tudo dará início no momento em que a governanta decidir contar para Violeta (Malu Galli) o que se lembra do dia em que a primogênita do casal foi morta. “Davi é um jovem encantador. Parecia um bom rapaz, trabalhador, dedicado. Elisa estava muito apaixonada, muito feliz”, começará ela, “Vou lhe contar o que vi. Depois de trancar Elisa no quarto, doutor Matias resolveu ir atrás do mágico. Pegou a arma e um bocado de dinheiro da pasta e disse: se o vigarista não sumir da vida da Elisa por bem, vai ser por mal”, lembrará Augusta.
A mulher alegará que talvez o mágico esteja falando a verdade e que foi o doutor que atirou, mas acabou errando a mira e acertando Elisa sem querer. Ela ainda questionará a patroa sobre o resultado do primeiro laudo que mostrou o rapaz como inocente, a mulher irá tirar dúvidas com o marido após a conversa com a governanta e ele ficará revoltado.
O juiz ameaçará Augusta e chegará a colocar a mão em seu pescoço. “Se os tempos fossem outros, Augusta, você já tinha ido pro tronco e perdido essa língua”, concluirá Matias.