Os infames desvios de Joaquim (Danilo Mesquita) surgirão repentinamente dentro da primeira forte chuva em Além da Ilusão (Globo), inúmeras substâncias químicas vazarão por meio de rachaduras dos tanques de rejeito da Tecelagem Tropical, isso contaminará as águas do rio que corta o engenho de Afonso (Lima Duarte) e Benê (Claudio Jaborandy) será o primeiro contaminado.
Joaquim embolsará a verba destinada à manutenção dos reservatórios de resíduos tóxicos da fábrica de tecidos. O mau caráter decidirá subornar um dos técnicos com o objetivo de fingir que consertou de fato o equipamento, usando o resto da quantia em benefício próprio.
Joaquim ficará bem perto de ser descoberto. Um temporal vai exterminar uma parte da vila e do pátio da tecelagem, arrastando toneladas de produtos nocivos à saúde para o leito do curso d’água. Benê vai ser somente o primeiro dos funcionários da empresa a ter enjoos e dores de barriga por causa do manancial contaminado, com isso os operários ficarão doentes.
Davi (Rafael Vitti) não vai demorar a notar que tem algo errado com a água. Ele jogará um dos técnicos contra a parede pelos reparos a contar toda a verdade sobre os tanques avariados para Eugênio (Marcello Novaes) e Violeta (Malu Galli).