O filme sul-coreano ganhou 4 prêmios Oscar.
Parasita, sem dúvida, será um daqueles filmes que serão gravados na memória de todos os fãs de filmes. Neste domingo, 9 de fevereiro, o filme de Bong Joon Ho marcou um evento histórico no Oscar.
O filme sul-coreano ganhou 4 estatuetas, incluindo Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, sendo o primeiro da história a conseguir isso.
Parasita conta a história da Kim, uma família pobre que quer ter a vida de uma família rica. Para isso, eles decidem se tornar servos do Parque dos Milionários.
Aqui nós falaremos 5 coisas que você provavelmente não sabia sobre este filme:
1 INSPIRADO EM FATOS REAIS
O diretor Bon Joon Ho inspirou o filme em suas próprias experiências de juventude. Ele também era da classe baixa de sua cidade e trabalhava como professor na casa de uma família muito rica.
2 A CASA
A casa do parque em Parasita
A maior parte do filme e o enredo mais importante ocorrem dentro da casa do parque. A grande essência alcançada nesse espaço não foi por acaso. Bong Joon Ho projetou estrategicamente todos os espaços da casa, para torná-lo praticamente vivo.
Dos pontos de foco à luz usada em cada espaço, eles foram examinados em detalhes para que tudo corra perfeitamente de acordo com o que o diretor queria mostrar. Ele fez muito bem, não foi?
3 A importância da opinião de Kang Ho Song
Em uma entrevista, o diretor Bong Joon Ho confessou que no final do roteiro do filme ele demonstrou com grande entusiasmo Kang Ho Song e pediu que ele fosse o protagonista.
Além disso, ele acrescentou que, para ele, a opinião do ator era muito importante e que, se ele não a aceitasse, o filme não seria produzido.
Bong Joon Ho e Kang Ho Song já haviam trabalhado juntos em várias ocasiões, sendo os mais lembrados Memories of Murder e The Host.
4 OS VENTOS AO ALFRED HITCHCOK
Enquanto na gala da cerimônia do Oscar Bong Joon Ho elogia principalmente Martin Scorsese, o diretor sul-coreano sempre reconheceu que ele é realmente um grande fã dos trabalhos de Alfred Hitchcock.
Tão bem que ele mostrou em seu último filme. O principal é a importância dada à casa, transformando-a em personagem, como os britânicos fizeram em The Shining.
Outra referência ao mesmo filme são as escadas, que são semelhantes na mansão Park e no hotel Bates.
5 CONSELHO DE QUANTIN TARANTINO
“Quando ninguém conhecia Parasita, Quentin sempre colocava meus filmes em sua lista”, disse Bong quando ganhou o Oscar de Melhor Diretor. A relação entre Quentin Tarantino e Bong Joon Ho é muito agradável, razão pela qual eles trocam idéias constantemente.
O diretor da Parasita confessou que, para fazer o trailer de seu filme, apenas seguiu um conselho de Tarantino, que propunha mostrar muito pouco da trama do filme no avanço promocional.
Por esse motivo, no trailer Parasita, nada é mostrado na segunda metade do filme, onde ocorre a reviravolta mais importante da história.