Rebeca Toyama dá dicas de como fazer um planejamento eficiente

Pesquisas apontam que a maioria dos brasileiros não conseguem cumprir com as metas estabelecidas no início do ano. A falta de metas claras, de estratificação das propostas e de foco são os principais motivos que levam a maioria dos brasileiros a falharem nesta tarefa.

A dica de ouro da Especialista em Desenvolvimento Humano Rebeca Toyama é usar métodos de organização e ter metas claras. Segundo a especialista, “a melhor maneira para se organizar é ter pontos claros e metas a longo prazo, além de fazer um acompanhamento diário de como estão as ações específicas de cada objetivo. O que você está fazendo para alcançar? Essa é uma pergunta essencial”, ressalta, Rebeca.

As metas que estão fora da realidade e do propósito de vida de cada pessoa também contribuem para que esse planejamento não traga resultados. A especialista aconselha sempre a fazer um balanço das metas a cada três meses, para assim evitar frustrações.

“Quanto mais frequente for o acompanhamento das metas, a possibilidade de esquecê-las é menor, afinal sem revisão constante os objetivos se perdem no cotidiano mecânico.”, afirma a especialista.

Já para as pessoas que fizeram suas metas para o ano de 2019 e não conseguiram cumprir, o momento é de reflexão. Parar e refletir sobre o que se pode extrair dos aprendizados, é uma opção. “Lidar com as frustrações nunca é fácil, mas neste caso é necessário rever se os propósitos realmente fizeram sentido e elaborar um plano de ação para essa correção de rota”, complementa, Rebeca.

“Um dos conflitos mais comuns está na transição de carreira. Muitos profissionais desejam migrar de área mas sentem a insegurança de um novo rumo. Um curso livre, seguido por uma especialização em outra área podem trazer um panorama mais claro sobre uma segunda profissão. O mesmo vale para empreender: a pesquisa, a vivência temporária em outra atividade e o contato com outros profissionais ajudará na decisão”, finaliza.

Como realinhar o planejamento?

Diante disso, a especialista Rebeca Toyama recomenda 5 passos para reavaliar o planejamento para 2020 antes mesmo da virada do ano:

Publicidade

1- Faça uma boa retrospectiva do ano que passou, identificando erros e acertos paralelamente;

2- Tenha metas claras e de longo prazo, além de escolher objetivos e metas alinhadas com o seus valores e propósitos. Investir em um caminho sobre o qual não se tem referência é árduo e levará mais tempo para se colher frutos;

3- Não deixe de consultar periodicamente os objetivos propostos. Esteja sempre atento fazendo um acompanhamento diário ou mesmo mensal. Use um aplicativo, planilha ou lembrete para ajudar nesta tarefa:

4- Revisite suas expectativas, reduzindo seu grau de ansiedade. Tentar reorganizar suas propostas dividindo em tarefas semanais ou mensais com precisão: dedicar um número de horas a determinadas atividades, conseguir poupar um valor definido de recursos, com foco;

5- Celebre as metas atingidas. Isso ajuda a reduzir a cobrança e aumentar a autoestima em cada progresso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.