A tocante e emocionante história da conhecida faília Marruá é marcada por muitas dificuldades e tragédias. Maria (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz) se deslocam até o Pantanal depois de perderem suas terras e os três filhos no Paraná. Porém, o sujeito acaba sendo morto na região pantaneira e sua mulher também tem um destino horrível.
Maria Marruá, um dos grandes e principais nomes da trama, terá um desfecho pesado e trágico. O final ocorre quando ainda moravam na região sul do Brasil, a moça e Gil se envolveram em uma briga com renomados fazendeiros e como resultado acabam perdendo suas terras. No decorrer do confronto, o marido da mulher que vira onça comete um assassinato, porém também teve que encarar a morte dos três filhos.
Com isso o casal decide se mudar para a região pantaneira e ficam nas terras de José Leôncio (Renato Góes), o casal foi ao Pantanal para terem tranquilidade, mas eles não conseguem obter isso, pois o homem é assassinado por grileiros e Maria fica sozinha com Juma.
Leia Mais: Globo investe de forma intensa no remake de Pantanal, que pode ocasionar o retorno de Roque Santeiro
Revoltada com tudo, Maria fica isolada com Juma em uma casa e se transforma em uma das mulheres mais respeitadas e temidas do local. Muda (Bella Campos) chega ao local e se abriga na casa de Maria, Maria e Juma não sabem que a mulhr está lá para se vingar da família. Como resultado, Maria começa a ser perseguida por um atirador, não demorará para que o rapaz dê um tiro na mãe de Juma, da qual morrerá.