Na novela Império (Globo) um dos personagens mais misteriosos da trama é sem dúvidas alguma o mordomo Silviano do qual é interpretado pelo veterano e renomado ator Othon Bastos, ele é funcionário da casa da família Medeiros e o braço direito de Maria Marta (Lilia Cabral), mas o que alguns não sabem é que ele guarda um segredo surpreendente sobre o seu passado.
Durante a maioria da trama muitos pensam que Silviano é o pai da aristocrata, mas a verdade é que ele já foi casado com ela antigamente, quem acaba descobrindo isso é Lorraine (Dani Barros) que acaba roubando o livro de recortes do mordomo do qual está documentada toda a trajetória do casal. No momento em que Silviano percebe o furto ele fica completamente desesperado e acaba correndo com o objetivo de falar sobre o ocorrido para a ex-mulher, “Naquele álbum estava toda a sua história documentada em todos os detalhes. E nesse exato momento tem alguém lendo tudo a seu respeito… Principalmente que eu, Renato Silviano dos Santos Muniz, fui seu primeiro marido”, revelará.
Maria Marta acaba explicando que o ex-marido era viciado em jogos de azar e que acabou perdendo tudo o que ele tinha, “Nada mudou desde que eu te dei uma chance de vir trabalhar para mim como única alternativa para não morrer de fome”, e ainda continuou, “Você foi meu marido, depois meu inimigo, e hoje é meu maior amigo, a pessoa em quem eu mais confio”, conclui ela. Na sequência Cora contará para o José Alfredo (Alexandre Nero) que seu mordomo é a na verdade o ex-marido da mulher.