No decorrer da trama de Pega Pega (Globo), somos surpreendidos com diversos mistérios e fatos horripilantes do qual acaba assolando ou que já afetou a vida de alguns personagens, e um dos maiores envolve o passado de Mônica (Júlia Lund). Pelo fato da moça ficar o tempo inteiro trancada dentro de casa ao lado de Evandro (Paulo Vilhena), seu marido, muitos já começam a desconfiar dela e com toda a razão, pois a personagem esconde uma história de crimes e intrigas, por isso evita aparecer em público.
Mônica é na verdade foragida da polícia. Anos atrás, ela acabou fazendo parte da quadrilha comandada por Timóteo (Cacá Amaral) e namorou Malagueta (Marcelo Serrado), tempos depois ela se complicou durante um assalto a um posto de gasolina e com isso precisou fugir para não ser detida. Nesse período, se envolveu com Evandro, que a esconde até hoje, por isso o homem faz o possível para impedir uma aproximação entre ela e Júlio (Thiago Martins).
A história ainda tomará proporções ainda mais pesadas, após reencontrá-la, Malagueta exigirá saber se ele é o pai do filho da criminosa. Na sequência, ele descobrirá que o menino é fruto de um relacionamento que ela teve com Canivete (Paulo Hamilton), outro membro da gangue, que morreu atropelado. Mônica e Evandro ainda tentarão se safar juntos, entretanto serão interceptados pela polícia, a bandida terminará na cadeia, em um último gesto de afeto, ela usará seu depoimento à Justiça com o objetivo de inocentar seu ex de ter cometido crimes e atos infames no passado.