sábado , 18 maio 2024
Ínicio Internet ‘Direito de resposta’ e ‘padre de festa junina’ foram os termos mais falados nas redes sociais durante debate na Globo
Internet

‘Direito de resposta’ e ‘padre de festa junina’ foram os termos mais falados nas redes sociais durante debate na Globo

277

Um total de mais de 200 milhões de brasileiros foram impactados nas redes sociais pelo debate com os candidatos a presidente da República, promovido pela Rede Globo nesta quinta-feira (29). Segundo levantamento conduzido pela Vert.se Inteligência Digital, empresa de business intelligence com foco em dados de redes sociais, foram mais de 16 milhões de menções a temas relacionados ao debate durante sua realização – considerando Twitter, Facebook, Instagram, sites e blogs.

De acordo com o estudo, o primeiro bloco do debate, com maior audiência, foi marcado por fortes embates, principalmente entre Lula e Ciro Gomes e, depois, entre Soraya Thronicke e padre Kelmon. O termo “direito de resposta” se destacou nas redes devido à solicitação dos participantes para se posicionarem sobre temas específicos envolvendo seus nomes. Além disso, frases ditas pelos candidatos ganharam repercussão, como Lula perguntando se Ciro estava nervoso e Soraya questionando se o padre Kelmon não tinha medo de ir para o inferno. Inclusive, a veracidade do seu cargo de padre foi bastante discutida pelos internautas, deixando em evidência termos como “falso padre” e “padre de festa junina”.

Na internet – Como de costume, Lula e Bolsonaro foram os mais citados nas redes e a disputa foi acirrada. O nome do petista esteve em 40% das menções coletadas, enquanto o atual presidente esteve em 39% das publicações. Mesmo ficando na terceira posição em volume de citações, Ciro Gomes teve o melhor desempenho em porcentagem de referências positivas ao seu nome durante o debate (49,2%), seguido por Bolsonaro (49%). Já em relação às menções negativas, Felipe D’Ávila (67,2%) e padre Kelmon (64%) foram os que tiveram os maiores números.

Quando se fala em interações no Instagram, as publicações que citavam o nome do ex-presidente Lula acumularam o maior engajamento do público, totalizando 10,83 milhões de interações, mas Bolsonaro ficou bem próximo, com 10,29 milhões de reações. As menções a Felipe D’Ávila, por sua vez, tiveram o engajamento mais baixo, ficando bem longe dos primeiros colocados (28,5 mil).

Buscas no Google – Durante toda a quinta-feira, Lula e Bolsonaro lideraram nas buscas no Google pelos seus nomes. Entretanto, durante o debate, o padre Kelmon foi de longe o mais pesquisado, alcançando o ponto máximo no buscador. Se o candidato é um padre de verdade foi uma das perguntas mais frequentes. Ainda, seu nome esteve relacionado a temáticas como “cabo eleitoral” após a candidata Soraya Thronicke acusá-lo desse termo e de ser “candidato laranja” de Bolsonaro.

Conforme a Vert.se, o debate não se restringiu somente a menções aos nomes dos candidatos. Além deles, outros nomes que ganharam visibilidade nas buscas de quinta-feira foram Celso Daniel e Che Guevara, ambos citados no debate. O primeiro, morto em 2002, e com maior índice de pesquisas, foi citado por Bolsonaro no debate ao afirmar que a vice de Simone Tebet declarou que Lula foi o mentor do assassinato do ex-prefeito. Com direito de resposta, Lula disse que Bolsonaro mente e que Celso Daniel foi seu amigo. Isso foi o suficiente para aguçar a curiosidade do público para saber quem era ele. Che Guevara, por sua vez, foi citado pelo padre Kelmon, ao usar o líder da Revolução Cubana para atacar universidades e a esquerda.

Considerando o interesse de pesquisa do público na última semana, Bolsonaro é o mais buscado no Google, com 41% das pesquisas. Nos principais termos relacionados ao seu nome, o vídeo de Neymar declarando voto ao atual presidente está em primeiro lugar. Padre Kelmon, que, até antes do debate não aparecia com qualquer representatividade, ganhou força e soma agora 8% das buscas. Em contrapartida, o PT é o partido que o público mais procura na ferramenta.

Candidatos nas redes sociais próprias – Ao analisar os perfis dos presidenciáveis no Instagram – onde há maior número de seguidores –, a Vert.se identificou que Lula teve o maior saldo de novos seguidores em sua conta, totalizando mais de 55 mil aquisições apenas no dia 29. Em comparação com o primeiro debate, da Band, o ex-presidente acumulou 11,2 mil seguidores a mais. Luiz Inácio também teve a melhor taxa de engajamento em suas redes no dia do debate, marcando 2,26%.

Jair Bolsonaro, por outro lado, ganhou menos seguidores do que no embate da TV Band (28/8). Nesta quinta, ele contou com cerca de 32 mil novos fãs na rede (13,5 mil a menos que no da Band).

Com exceção de Bolsonaro, todos os demais candidatos publicaram em seus perfis no Instagram preparativos para o debate da Globo. Entre quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira, Lula foi quem teve mais envolvimento em seu post, somando 919,7 mil interações numa foto falando que estava pronto para o encontro. Já considerando as publicações do início da transmissão até o início da manhã de sexta-feira, Simone Tebet foi quem mais publicou em seu perfil (30 posts) – com trechos das suas falas -, seguida por Ciro Gomes (19), Soraya Thronicke (6), Felipe D’Ávila (6), padre Kelmon (3), Lula (2) e Bolsonaro (1).

Para acompanhar o histórico de engajamento dos principais candidatos, entre outros dados apurados em tempo real,  é só acessar o dash do Observatório das Eleições da Vert.se.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

ChatGPT já supera médicos em diagnósticos e startup nacional quer tornar o processo ainda mais eficiente

Pesquisadores do Beth Israel Deaconess Medical Center, ligado à Universidade de Harvard,...

Como usar a internet para alavancar as vendas na Páscoa

A Páscoa é uma das principais datas comemorativas do Brasil, sendo comum...

WhatsApp GB: A Evolução da Comunicação Digital

No cenário da comunicação digital, o WhatsApp GB emerge como uma alternativa...

Dudda Maryah: Influenciadora conquista jovens com conteúdo educativo e divertido

Com mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais, a influencer...