Dormir demais vez ou outra não deve ser uma grande preocupação. Adentrar uma madrugada de vez em quando, por exemplo, pode fazer com que você durma demais no dia seguinte, mas, desde que isso não ocorra com frequência, não há necessidade de se preocupar. Contudo, a psicóloga especializada em terapia cognitiva comportamental para insônia da Emma Colchões, Theresa Schnorbach, junto à equipe de especialistas do sono da companhia, trazem uma reflexão sobre como definir o que é dormir demais, quando dormir muito pode ser um problema e métodos simples para superar esse obstáculo.
O que significa dormir demais?
A quantidade recomendada de sono por noite é de, em média, sete a nove horas, porém algumas pessoas, principalmente esportistas, precisarão de mais sono devido ao seu alto nível de desempenho. Dormir demais geralmente é motivo de preocupação apenas quando parece incomum para o indivíduo e quando isso vem acompanhado de fadiga e mudança de humor.
A hipersonia é uma condição na qual se dorme demais por um período prolongado, seguido de um cansaço anormal durante o dia, o que pode afetar a rotina diária. Essa condição geralmente é causada por depressão ou distúrbios do humor, que podem ser diagnosticados por um médico ou especialista em sono.
Abaixo, uma diretriz geral sobre a quantidade de sono ideal com base na idade:
– Recém-nascidos: 16-18 horas de sono por noite
– Crianças em idade pré-escolar: 11-12 horas de sono por noite
– Crianças em idade escolar e adolescentes: cerca de 10 horas de sono por noite
– Adultos e idosos: 7-9 horas de sono por noite
Devemos estar cientes de que, às vezes, há exceções, pois algumas pessoas precisam dormir mais do que outras. Problemas de sono acompanhados de efeitos colaterais durante o dia são geralmente o único motivo de preocupação.
O fato é que dormir demais pode, simplesmente, fazer com que nos sintamos cansados. Logo, o ideal é tentar não dormir por tanto tempo, mantendo a quantidade recomendada de sono. No entanto, se você sentir que está lutando para controlar o quanto dorme, ou se algo não parece certo, aqui estão os sintomas de hipersonia:
– Dormir por longos períodos durante a noite (mais do que o seu ‘normal’ pessoal)
– Ter problemas para sair da cama pela manhã e começar o dia
– Tontura que vem e vai ou que dura o dia todo
– Problemas de concentração
– Mau humor
Como parar de dormir demais?
exemplo, pode ser um grande aliado para sono mais cofortável e tranquilo. O produto conta com uma capa antiestresse, que tem um conjunto com duas camadas de fibra de poliéster siliconada, além da capa de fios de carbono, que absorve a eletricidade estática acumulada durante o dia, diminuindo em até 26 mil volts durante o sono, fazendo com que a noite seja mais relaxante e tranquila. O travesseiro também conta com espuma de memória, que garante que o material se adapte aos contornos do pescoço e ombros, proporcionando mais conforto. Por fim, a dupla camada de fibra de poliéster siliconada do produto confere maciez e sensação de deitar-se nas nuvens.
Quando o assunto é colchão, O Emma Original pode ser o melhor caminho para uma noite tranquila e reparadora. A tecnologia do produto faz com a coluna fique totalmente alinhada e o bloqueio de movimento garante uma noite de paz para quem dorme em casal.
Além disso, existem certas condições de saúde que também podem estar fazendo com que você durma demais:
- Distúrbios do sono, como apneia do sono e narcolepsia
- Ansiedade e depressão
- Distúrbios de dor crônica
- Obesidade
- Doença cardiovascular
- Hipertireoidismo
- Transtorno Afetivo Sazonal (TAS)
Se você sentir que nada funciona mesmo após ter tentado de tudo, é hora de procurar ajuda profissional de um médico especialista.