sexta-feira , 22 novembro 2024
Ínicio Destaque “Eu achava que ao me expor poderia ter problemas”, declara Carmo Dalla Vecchia

“Eu achava que ao me expor poderia ter problemas”, declara Carmo Dalla Vecchia

694

Há pouco mais de um ano, mais precisamente em julho de 2021, o ator Carmo Dalla Vecchia, de 50 anos, tomou a decisão de tornar pública a sua orientação sexual. Durante participação na “Super Dança dos Famosos”, da TV Globo, ele pediu a palavra ao apresentador Tiago Leifert para fazer uma homenagem ao marido João Emanuel Carneiro e ao filho do casal, Pedro, e alertar sobre o alto índice de assassinato de pessoas trans no Brasil. De lá pra cá, a vida do ator, natural de Carazinho (RS), mudou bastante. Em entrevista ao site Gay Blog o ator conta sobre a decisão e também fala sobre preconceito, redes sociais, militância e seus desejos para os próximos anos de carreira. Confira abaixo alguns momentos da entrevista.

Sobre a decisão de tornar pública sua orientação sexual:

“Precisei descobrir que mesmo compondo uma letra da sigla LGBTQIAPN+ eu poderia ter um preconceito cultural arraigado na minha própria cabeça. Acho que minha decisão acompanhou um movimento meu e ao mesmo tempo um momento que o mundo está passando”, explica ele em entrevista ao Gay Blog BR.

O ator contou na conversa que ao longo da infância, sofreu alguns episódios de homofobia na escola e, ao se entender gay aos 13 anos, passou a se sentir “deslocado, perdido e sozinho”. ”Me sentia diferente. Não tinha referência de pessoas iguais a mim. […] Você sofre e apanha calado na escola e volta pra casa se perguntando o que vai ser da sua vida quando crescer”, afirma Carmo.

Carmo também  teve receio de tornar público que era gay e chegou até a ser advertido. “[…] Eu achava que ao me expor poderia ter problemas. Fui claramente advertido quanto a isso algumas vezes, mas o desejo de me posicionar foi mais forte. Para mim foi muito claro que se o preço que eu teria que pagar para trabalhar seria me ausentar de quem eu era, esse valor eu já não estava mais disposto a dispor”, revela o ator.

Na entrevista, Carmo contou sobre a decisão de se assumir na “Super Dança dos Famosos”, sobre sua relação com a família, colegas de trabalho e fãs depois da atitude. Também falou sobre sua atuação nas redes sociais onde propõe algumas reflexões sobre a população LGBTQIA+ em seu perfil no Instagram.

“Muitas vezes choro lendo as mensagens que recebo. São pessoas que passaram por grandes dificuldades de aceitação e que levarão cicatrizes eternas em suas vidas. Pessoas que confiaram em mim e me cederam suas histórias para serem contadas. Nunca fui tão grato e nunca ouvi tantos agradecimentos em toda a minha vida. São caminhões de afeto e carinho que tenho recebido diariamente”, comenta ele.

Ao longo da entrevista o ator também abriu o jogo sobre as mensagens de apoio que anda recebendo e também sobre alguns ataques homofóbicos contra ele e seu filho de 3 anos sofreram nas redes  nos últimos meses.

“Um advogado amigo meu que mora em São Paulo me ligou e pediu para me defender. Ele e um ex-juiz, atualmente advogado em Brasília, compraram suas passagens e vieram ao Rio de Janeiro, me buscaram na minha casa e me levaram para a delegacia, quase de mãos dadas, sem me cobrar nada porque são seres humanos fantásticos que se sensibilizaram com a causa. […] Fiz isso como um ato cívico de denúncia, para dar exemplo a outros e mostrar que não é tão fácil assim você se esconder atrás de uma máquina e falar o que bem entende”, conta o ator.

Ainda sobre esse tema, Carmo também falou sobre militância, LGBTfobia no Brasil , sobre o presidente Jair Bolsonaro e sobre o que ele espera das próximas eleições.

Em 2021,  Carmo foi o vencedor do troféu Poc Awards realizado pelo próprio Gay Blog Brasil na categoria “Ator“. Na disputa, ele recebeu 36% do voto do público. “É o prêmio mais importante que eu poderia receber! É o que mais bonito poderia ter acontecido na minha vida. Ter o poder, a chance, a coragem de dizer que esse sou eu. […] Se pudesse escolheria ser gay de novo e de novo e de novo. E esse sou eu”, agradeceu ele em uma publicação no Instagram, feita

Você pode conferir a entrevista do ator na íntegra no site no site Gay Blog

Compartilhar: