A Associação Nacional de Atores (ANDA) anunciou, por meio de suas redes sociais, o falecimento da atriz Lilia Aragón, de 82 anos, conhecida atualmente no Brasil como Odete na novela mexicana Amores Verdadeiros em exibição no SBT.
A atriz estava em Cuernavaca no momento de sua morte. Ela teria morrido de problemas intestinais. Em suas condolências, a ANDA destacou que Lilia Aragón foi secretária geral de seu sindicato durante quatro anos.
“A Associação Nacional de Atores lamenta profundamente a morte de nossa colega Lilia Aragón del Rivero, que foi secretária geral de nosso sindicato no período 2006-2010. Nossas sinceras condolências a sua família e amigos. Descanse em paz ”, relatou a ANDA.
La Asociación Nacional de Actores lamenta profundamente el fallecimiento de nuestra compañera Lilia Aragón del Rivero, quien fuera Secretaria General de nuestro sindicato durante el período 2006-2010. Nuestras sinceras condolencias a sus familiares y amigos. Descanse en Paz pic.twitter.com/zvTqhddP8y
— Asociación Nacional de Actores (@andactores) August 2, 2021
Lilia Isabel Aragón del Rivero, como era seu nome completo, foi uma das principais atrizes de cinema, teatro e televisão. Ela nasceu em 22 de setembro de 1938 na cidade de Cuautla, em Morelos.
Nos anos 70 entrou no mundo das novelas com ‘El Mariachi’. E foram seguidos por ‘Angelitos Negros’, ‘Las Fieras’, ‘Donde Termina el Cambio’ e ‘Los Bandidos de Río Frío’, para citar alguns daquela época.
Em 1986 fez parte de ‘Cuna de Lobos‘, uma das histórias mexicanas de maior sucesso de todos os tempos, onde coincidiu com María Rubio.
Venceu na categoria Performance Feminina com o filme ‘Ángel de Fuego’, nos prêmios concedidos pela Academia Mexicana de Ciências e Artes Cinematográficas.
Entre algumas de suas participações na televisão estão as novelas ‘Rosa Salvaje’, ‘Pueblo Chico, Infierno Grande’, ‘María Isabel’, ‘Rubí’ e mais recentemente ‘Vencer el Miedo‘.