Entre feriados nacionais e pontos facultativos, o brasileiro poderá se deliciar com mais 8 datas até o final do ano. Essa quantidade de feriados promete movimentar o setor do turismo, que desde o ano passado tem, literalmente, voado.
O mundo passou por uma transformação depois da pandemia de COVID-19, a rotina, as prioridades e os costumes foram modificados e, dificilmente, voltarão. Esse ‘novo normal’ já está enraizado na sociedade que se transformou ao longo dos últimos 3 anos. O caos instaurado mudou a percepção das pessoas com relação à fragilidade da vida, grande parte da humanidade redefiniu a rota e traçou novos planos.
De acordo com uma pesquisa realizada, 90% dos funcionários quer flexibilidade quando se trata de fazer seu trabalho. Uma a cada seis pessoas planeja até mesmo misturar negócios com prazer, trabalhando em países estrangeiros no próximo ano. Socializar se tornou algo ainda mais especial e, ao mesmo tempo, as pessoas perderam o medo de dizer não às coisas que realmente não querem fazer.
A adoção do “home office” também foi um das práticas que influenciou diretamente a rotina das pessoas, uma vez que podem trabalhar de qualquer lugar do mundo por meio de uma conexão segura.
A mesma pesquisa ainda revelou que dois terços das pessoas disseram preferir renunciar às compras não essenciais para preservar seus orçamentos de viagem. Além disso, de acordo com uma pesquisa da Booking.com, 72% das pessoas pensa que, apesar das incertezas e do caos, as viagens “sempre valem a pena”. E parece que a preferência por viagens continuará crescendo daqui pra frente, com as pessoas dizendo que planejam aproveitar o mesmo número de feriados em 2023 que aproveitaram em 2022 (41%) – ou viajar ainda mais (1 em 3). Com isso, uma nova safra de consumidores está ativa e vigorosa por descobertas.
“Também estamos animados com o número de pessoas visitando os lounges em nossa rede global. Embora o crescimento pós-pandemia era esperado, um aumento de 140% no número de visitantes em nossos lounges de um ano para o outro é extremamente motivador e, com a suspensão das restrições de viagem na China, estamos muito confiantes quanto ao crescimento futuro. De fato, acreditamos que o desejo das pessoas de viajar manterá a indústria prosperando muito além de 2023”, revela David Evans, CO-CEO da Collinson.
Mas, mesmo com estes fatos e números promissores, as empresas de viagem não devem se acomodar, pois os viajantes estão ainda mais exigentes. Afinal, por mais que o consumidor pós-pandemia queira viajar, ele quer que suas viagens sejam sublimes.
E, dentro desse cenário, para muitos viajantes, ‘sublime’ significa encontrar bem-estar. “É por isso que estamos sempre analisando como podemos diversificar nossa gama de serviços de lounge e experiências de viagem para nossos 40 milhões de membros do Priority Pass global. Recentemente, adicionamos algumas novas opções interessantes de lounge como o Game Space – o primeiro lounge de jogos do Oriente Médio no Dubai International – e um novo lounge sleep ‘n fly no Aeroporto Internacional de Doha Hamad. É também por isso que, entre outras coisas, investimos na Inflyter e na Servy, para melhorar a experiência de varejo e de refeições dentro dos aeroportos, trazendo mais flexibilidade para a compra de duty free e permitindo que os membros peçam comida da maneira que lhes for mais conveniente”, conta Evans.
Além disso, pesquisas recentes também mostraram que os viajantes estão em busca de viagens sustentáveis, repletas de vida selvagem e viagens mais exclusivas, como as de observação de OVNIS e alienígenas, temas que tem movimentado o turismo de inúmeros países, tais como: Brasil, Chile, Austrália, Inglaterra e EUA.
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O setor se mostra animado com essa movimentação pois, com os consumidores optando por mais flexibilidade pós-pandemia e com muitos fazendo renúncias de gastos para garantir seus orçamentos de viagem, há muitas oportunidades de crescimento e inovação.