Na história da novela Pantanal (Globo), Muda (Bella Campos) chegou ao Mato Grosso do Sul com seu propósito de vingança contra a família Marruá. Desse modo ela acabou conseguindo tirar a vida de Maria Marruá (Juliana Paes), com ajuda do seu capanga.
No fim ela desistiu de matar Juma (Alanis Guillen) e assim se torna sua amiga e fica morando com a jovem. No decorrer da trama, Muda passa a ter um romance com Tibério (Guito). No desfecho dela em Pantanal será de redenção e romance.
Na verdade o nome verdadeiro da moça, é Maria Rute. Seu pai foi assassinado por Gil (Enrique Diaz) no início da novela e, depois de adulta, foi para a região pantaneira em busca de vingança.
Na reta final, a própria Maria Rute confessará para Juma, ter chegado ali apenas por vingança e que não é muda. Ela contará que é filha do fazendeiro morto por Gil, fazendo com que Juma fique furiosa.
Maria Rute acabará por ter sua redenção, ganhará a confiança dos peões do Pantanal. Ela então vai trabalhar na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) e passa a ter um romance com Tibério. Apesar dos conflitos, Muda e Tibério se casam e tem um final feliz juntos em Pantanal.