Algumas cidades de Goiás registraram temperaturas abaixo de 12ºC durante a madrugada desta terça-feira (18). A menor temperatura foi registrada em Jataí, no sudoeste do estado, com 10,5ºC. Outras cidades também foram impactadas pela onda de frio, incluindo Morrinhos, Itapaci, Pires do Rio e Alto Paraíso de Goiás.
De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, esse fenômeno é causado por uma massa de ar polar e as temperaturas frias pela manhã devem diminuir ao longo da semana. Ele explica que é comum ter um “friozinho pela manhã e esquenta de tarde” durante o período de estiagem.
O inverno começará oficialmente às 17h51 desta quinta-feira, 20 de junho, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). A estação em Goiás é uma “definição astronômica”, baseada na posição da Terra em relação ao Sol, e não implica grandes mudanças de temperatura. No entanto, Amorim afirma que as temperaturas devem ser mais baixas pela manhã e mais altas à tarde, especialmente em agosto e setembro.
Apesar do frio matinal, a velocidade do vento está um pouco mais alta, o que pode intensificar a sensação térmica. A massa de ar polar deve perder intensidade até domingo, segundo Amorim.