sexta-feira, fevereiro 21, 2020
Estilo De Vida Saúde Fuja das armadilhas da alimentação noturna e durma melhor

Últimas Notícias

Fuja das armadilhas da alimentação noturna e durma melhor

Especialistas dão dicas para aliar uma dieta equilibrada a boas noites de sono e melhorar a qualidade de vida

Foto/Divulgação

Você sabia que a má alimentação também pode tirar seu sono? A combinação de uma dieta equilibrada e os cuidados básicos com a higiene do sono é uma fórmula poderosa para quem deseja ter noites relaxantes e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida. Tão importante como atentar-se ao que você come, é observar os horários da última refeição do dia.

Segundo a consultora do sono da Duoflex, Renata Federighi, hábitos alimentares ruins e o horário da última refeição podem influenciar na má qualidade do sono. “O horário vai depender do estilo de vida de cada pessoa. Mas a recomendação geral é que seja, no mínimo, três horas antes de deitar”, explica Renata.

“Vale lembrar que dormir mal pode afetar o dia a dia e a produtividade nas tarefas, pois pode causar cansaço, sonolência, irritabilidade, alterações de humor, lentidão do raciocínio e dificuldade de concentração”, completa.

Para a nutricionista Ellen d’Arc, da rede de franquia saudável Bio Mundo, a boa alimentação aliada a exercícios físicos são a base para boas noites de sono. “Refeições balanceadas incluem alimentos integrais, grãos, legumes diversificados, carnes magras, gorduras boas, como castanhas e abacate, e variações de frutas”, observa a profissional.

A digestão é mais lenta no período noturno, por isso é importante não exagerar nas porções e evitar o consumo de alimentos de difícil digestão, muito gordurosos ou com alto índice glicêmico, como carne vermelha, queijos gordos e arroz branco. No caso do carboidrato, a nutricionista orienta manter uma porção moderada na refeição, pois o alimento é fonte de triptofano, importante na produção da melatonina, hormônio responsável pelo sono.

Bebidas estimulantes também devem ser evitadas no período noturno, como café, energéticos, refrigerantes, bebidas alcoólicas e chás (preto, mate, chá verde). “Essas substâncias podem alterar o ciclo circadiano, pois agem como indutoras do período da vigília e liberam neurotransmissores que estimulam as células cerebrais, aumentando o número de vezes que se acorda durante a noite”, explica a consultora do sono.

“Se sentir fome antes de deitar priorize alimentos mais leves e que estimulam a produção de serotonina, que regula algumas fases do sono, como banana, aveia, leguminosas ou bebidas como leite morno, chás (descafeinados), como maracujá, camomila ou melissa, e suco de uva integral”, recomenda a nutricionista da Bio Mundo.

Em contrapartida, um sono de má qualidade também pode influenciar na atividade metabólica e induzir o indivíduo a comer alimentos mais calóricos. “Enquanto dormimos, aumentamos a produção de leptina – substância capaz de controlar a sensação de saciedade – e diminuímos a produção de grelina, conhecido como o hormônio da fome. Na privação do sono, a produção desse hormônio fica desregulada resultando no aumento da fome e no armazenamento de calorias”, esclarece a consultora da Duoflex.

Além de manter hábitos alimentares saudáveis, a especialista do sono recomenda algumas práticas que podem ajudar a ter noites mais agradáveis. “Tente dormir ao menos oito horas por noite, utilize travesseiros e colchões adequados para manter a disciplina postural, tome um banho morno para relaxar, evite o uso de aparelhos eletrônicos e mantenha o ambiente arejado, silencioso e o mais escuro possível”, finaliza.

Gostou dessas informações? Comente e diga o que achou! Acompanhe o nosso site para continuar vendo artigos como este

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Noticias

6,793FansLike
15,304FollowersFollow
2FollowersFollow
1,182FollowersFollow

Mais Conteúdo Para Você

Thamy Miranda faz tratamento para não ficar careca

Não é de hoje que Thamy Miranda reclama da calvície e procura tratamento. Thamy Miranda, realiza um tratamento com a Dr Lu Passoni, Dermatologista e...

Said decide pedir desculpas a Jade em, O Clone

Aqui você vai conferir o resumo diário da novela “O Clone”. Exibida pela Globo em 2001/2002 e está sendo reprisada pelo Viva desde o...

Nina salva Nilo de morrer queimado em, Avenida Brasil

Nos próximos capítulos de "Avenida Brasil" Nina (Débora Falabella) se mostrará boazinha novamente.A cozinheira salvará a vida de Nilo (José de Abreu), mesmo depois...