quarta-feira , 6 agosto 2025
Ínicio Notícias Globo traz de volta Terra Nostra: romance épico de Giuliana e Matteo estreia em setembro na Edição Especial

Globo traz de volta Terra Nostra: romance épico de Giuliana e Matteo estreia em setembro na Edição Especial

Clássico de Benedito Ruy Barbosa retorna às tardes com a história de amor que atravessou fronteiras e fez história na televisão.

52
Giuliana e Matteo em Terra Nostra
Giuliana e Matteo em Terra Nostra

A TV Globo bateu o martelo: Terra Nostra (1999), um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira, será a nova atração da Edição Especial, substituindo História de Amor (1995) a partir de setembro. A volta da trama promete emocionar novamente o público com a intensa história de amor entre Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda), ambientada no início do século XX, em meio à imigração italiana para o Brasil.

Uma saga que marcou época

Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, Terra Nostra foi planejada para ter três fases, mas encerrou sua narrativa no início da Segunda Guerra Mundial. O sucesso foi tanto que uma continuação chegou a ser cogitada, sob o título Terra Nostra 2, focando nos descendentes dos protagonistas — ideia que acabou sendo descartada pelo autor.

Curiosidades que o público ama

  • Foi a estreia de Maria Fernanda Cândido na Globo, eleita pelo público do Fantástico como “a mulher mais bonita do século”.
  • O ator Nicolas Prattes apareceu na trama ainda criança, com apenas três anos.
  • A novela gerou licenciamento de produtos como massas, vinhos e molhos de tomate com a marca Terra Nostra.
  • Tornou-se um fenômeno internacional, exibida em mais de 80 países, incluindo Itália, França, Espanha e Israel.

Sucesso de audiência e reprises

Com média geral de 44 pontos no Ibope, Terra Nostra conquistou o público e foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo em 2004 e no canal Viva em 2019. Agora, o público terá mais uma chance de se encantar com a história que mistura romance, drama e elementos históricos da imigração italiana no Brasil.

Compartilhar: