A idade e condições de saúde, como o bruxismo, podem levar a diminuição de tamanho dos dentes da frente ao longo dos anos. Com isso, a aparência também vai ganhando um aspecto envelhecido. Tratamentos estéticos odontológicos buscam estabelecer uma relação de harmonia entre a face e o sorriso. Segundo a especialista em odontologia estética Ticiana Campos, aplicações com resina ou porcelana são métodos menos invasivos de lidar com o problema que afeta tanto a autoestima dos pacientes quanto altera funções dentais.
“Quando os dentes superiores frontais diminuem, e esses dentes deixam de aparecer durante a fala ou sorriso, o rosto da paciente fica com um aspecto envelhecido”. explica.
Além de correção no tamanho, outros aspectos da aparência dos dentes também podem ser corrigidos com resina, indica a especialista. Restaurações, correções de fraturas e até facetas para realinhar o sorriso são alguns dos usos do material. “A vantagem desses tratamentos é proporcionar aspecto natural para o rosto e fugir daquela feição artificial tão criticada”, complementa.
Segundo a odontologista, é preciso fazer uma análise de cada caso e identificar o tratamento mais adequado para o paciente. Ticiana alerta que a alteração no tamanho dos dentes pode alterar não só a aparência, mas interferir nas funções, como mastigação, e até alongar o rosto. Assim, além da questão estética, que atinge diretamente a autoestima, buscar ajuda nesses casos também é importante para manter uma boa mastigação e qualidade de vida.