Já não era novidade para absolutamente ninguém de que a interação entre Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) e José Alfredo (Alexandre Nero) iria apenas piorar cada vez mais em Império (Globo), com isso em mente o clima esquentará de vez, cansado das ameaças do suposto filho de Sebastião (Reginaldo Faria), o comendador decidirá o procurar para resolver tudo entre os dois.
A confusão generalizada começa após o casamento simbólico do ricaço com Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) no Monte Roraima, o comendador visita o túmulo do seu mentor e acaba encontrando um recado do qual só pode ter sido deixado no local por Maurílio, “José Alfredo de Medeiros: Ladrão e assassino”. No momento em que retornar ao Rio de Janeiro, ele irá procurar o seu rival e o interrogará e pressionará sem dó, “O que você quer, além da Marta e do meu dinheiro?!”, questionará o empresário, “A Marta pode vir de lambuja. Mas o que eu quero mesmo é acabar com você”, ameaçará o criminoso ao encarar seu inimigo.
- Leia Também: Império: Receosa e desconfiada, Maria Marta abre túmulo de José Alfredo e acha corpo em decomposição
Na sequência o rapaz afirmará que possui cartas escritas por Joaquina (Regina Duarte) nas quais ela afirmaria que o milionário matou Sebastião para o roubar, como resultado José Alfredo se defenderá das acusações e deixará claro para Maurílio que não tem medo algum dele, “Está para nascer o homem que vai destruir o meu império!”, concluirá o comendador ao provocá-lo.