Criado em Taiwan nos anos 1980, o bubble tea, ou “chá com bolhas”, tornou-se febre na última década e conquista cada vez mais adeptos pelo mundo. Parte da influência se deve às mídias sociais e aos ídolos da cultura asiática: desde cantores dos grupos pop BTS, Blackpink e Tomorrow X Together, a obras como Para Todos os Garotos que Já Amei, Hello Stranger, e até uma trama tailandesa que gira totalmente em torno da bebida, a série My Bubble Tea.
Em agosto de 2023, um levantamento inédito da Nuvemshop apontou aumento de 37% sobre o ano anterior em consumo de produtos relacionados à cultura coreana. A estes dados, somam-se informações da Embaixada da Coreia, que contabilizava 350 mil fãs exclusivamente do estilo musical K-pop no Brasil, em 2021. No mesmo ano, a Fundação Coreana para Intercâmbio Cultural Internacional classificou o Brasil como terceiro país no ranking mundial de consumo de doramas.
Na Bubble Mix, rede pioneira de bubble tea no Brasil, o público cria quase mil opções diferentes combinando ingredientes deliciosos. Abaixo, confira os itens que compõem o bubble tea:
Base
Mais tradicionalmente feito com chá preto e verde, com a rede paranaense o produto ganhou um toque nacional e incorporou a erva mate, típica do sul brasileiro. A rede também incluiu a opção de chá das folhas de hibisco, flor originária da Ásia Tropical, como o Havaí. A Bubble Mix oferece, ainda, a opção de misturar chás, ou até utilizar café no lugar.
Bolhas
Em Taiwan, origem do produto, as bolhas do bubble tea são majoritariamente pérolas de tapioca. Por aqui, se popularizaram também as poppings, bolinhas que explodem na boca, e as jellys, mini gelatinas, ambas com sabor de frutas.
Complementos
Consumido frio ou quente, o bubble tea pode ser acrescido de leite, xarope de frutas ou até yakult. Alguns sabores levam, ainda, creme de avelã, doce de leite, caramelo salgado e creme brulée.
Veja também:
Fitness Center em condomínio de luxo em Goiânia é destaque em publicação internacional
Studio Kore: benefícios do exercício funcional para uma gravidez saudável