José de Abreu, o veterano global do qual fará seu retorno triunfal às novelas interpretando o Coronel Tertúlio em Mar do Sertão (Globo), confessou que mesmo com pouca gente sabendo, ele integrou de fato o elenco da versão original de Pantanal, da qual foi ao ar em 1990 pela TV Manchete.
O ator de 76 anos, afirnou que na obra de Benedito Ruy Barbosa, que teve direção de Jayme Monjardim, viveu o terapeuta Gustavo. No entanto, o seu personagem fez uma viagem sem volta e jamais retornou à trama, que na época conquistou um sucesso gigantesco. José de Abreu considera um “descaso” o que foi feito com ele, isso porque além de ser ignorado, seu papel também foi esquecido e o terapeuta deixou o folhetim sem explicações.
Ele também disse que durante as cenas realizadas no Rio de Janeiro, onde o seu personagem morava, os índices de audiência não atingiam os índices de audiência esperados pelo canal. E para mudar essa situação, as cenas filmadas no Pantanal aumentaram e o núcleo carioca foi diminuindo cada dia mais.
José de Abreu também conta que no decorrer desse período, foi convidado para atuar na minissérie O Canto das Sereias e que nos capítulos finais de Pantanal, seu personagem voltaria à história, mas nada disso ocorreu.