Exibida originalmente entre maio e junho de 1990, a minissérie Desejo (Globo), escrita por Gloria Perez, pode ser vista novamente através do Globoplay, serviço de streaming da vênus platinada. Dividida em 17 capítulos, a obra utilizou como locação o mesmo lugar em que era gravado o Sítio do Pica Pau Amarelo (Globo).
- Leia Mais: Revelado o motivo pelo qual a série Xena não teve um reboot; descubra!
- Confira o que acontece no final de Onde Está Meu Coração, série do Globoplay
A história narrada de maneira romântica retratava o episódio conhecido como “A Tragédia da Piedade“, onde o escritor Euclides da Cunha foi assassinado por Dilermando de Assis, o amante da esposa de Euclides, Ana Emília Ribeiro. O enredo explorava profundamente a pesquisa e a recriação da época (início do século XX), incluindo as causas do evento e suas consequências, resultando na absolvição de Dilermando.
Gloria Perez usou uma quantidade significativa de material de pesquisa, reconstruindo todos os passos de Euclides da Cunha na semana antes de sua morte e analisando os artigos publicados pela imprensa nos primeiros 15 dias após a tragédia para verificar a opinião pública formada sobre o evento. Além disso, ela teve acesso à correspondência entre Dilermando e Ana.
- Leia Também! Chuva negra: Série de Rafael Primot, com Marcos Pitombo no elenco, ganha data de estreia no Canal Brasil
- Netflix responde comentários negativos voltados a série sobre tragédia da boate Kiss: “Esquecer é negar a história”
A minissérie foi lançada com muito alarde. Desse modo, com o objetivo de competir com o enorme sucesso de Pantanal (Rede Manchete). A emissora escolheu estrear a série em um domingo para evitar que a atenção do público fosse dividida com o capítulo da novela rival de terça-feira, que era quando Desejo (Globo) estava programada para iniciar.