Samuel (Michel Gomes) terá toda a sua liberdade e sua própria vida nas mãos de um santo, que irá ficar em cima do muro para salvá-lo ou não em Nos Tempos do Imperador (Globo), isso porque, ele irá com Pilar (Gabriela Medvedovski) em uma peregrinação para tentar localizar Salustiano (Alexandre Zacchia), o único que testemunhou a morte do pai de Tonico (Alexandre Nero).
O mocinho já terá reencontrado sua amada em plena guerra, quando a mocinha estiver como uma fugitiva. Tudo isso após o engenheiro tiver sido condenado a prisão perpétua pela morte do coronel, mesmo ele não sendo o responsável, Samuel conseguiu uma vantagem importante de liberdade, pois se alistou para defender o Brasil na Guerra do Paraguai que serviu para ele reencontrar Pilar e os dois se casarem. Com isso, eles aproveitaram o conflito para iniciar uma busca por Salustiano e encontrá-lo não foi tão complicado, mas o homem agora é tratado como santo por toda a população.
- Leia também: Saiba como será o final de Nos Tempos do Imperador
No momento em que Samuel localiza Salustiano, o santo figirá que não reconhece o antigo escravo da fazenda, mesmo ouvindo todo o testemunho do engenheiro dizendo que somente ele pode salvá-lo de uma injustiça.