Ao longo de O Cravo e a Rosa (Globo), Catarina (Adriana Esteves) sempre se mostrou ser uma pessoa de personalidade forte, daquelas que quando decide algo é para ser daquela forma e pronto.
Sendo sempre mimada, a protagonista nunca fez planos de formar uma família e no decorrer de uma boa parte da história ela sempre preferiu estar sozinha para não ter nenhuma preocupação. Entretanto, Catarina acabará amadurecendo e como resultado mudando seu conceito de vida após conhecer Petruchio (Eduardo Moscovis), do qual fez a vida da jovem virar do avesso.
Aos poucos, o caipira conseguiu conquistar um grande espaço no coração de Catarina do qual parecia ser de pedra ao não querer absolutamente ninguém para compartilhar momentos da sua vida, e Catarina surpreenderá todos com mais uma mudança repentina.
A dondoca nunca foi uma mulher ligada em romantismos e coisas do gênero, porém parece que isso mudará definitivamente, isso porque ela deixará absolutamente todos surpresos ao revelar o seu desejo de ser mãe.