Óculos de grau ou de sol tem validade?

Especialista das Óticas Diniz explica que sim e o ideal é trocar o acessório de tempos em tempos

Engana-se quem pensa que apenas os alimentos ou os produtos de beleza têm prazo de validade. Os óculos também contam com uma vida útil limitada. “Nada dura para sempre. E é preciso estar atento aos sinais que indicam a hora de substituir as lentes ou a armação do acessório”, afirma o Dr. André Luís Alvim Malta, médico oftalmologista e consultor dasÓticas Diniz – maior rede do varejo óptico do Brasil.

Hastes frágeis, antigas e enferrujadas, no caso das armações metálicas, ou que abrem e fecham com dificuldade, sugerem a troca. O mesmo vale para as lentes manchadas, riscadas ou trincadas. “O uso nessas condições pode provocar desconfortos visuais e é preciso estar atento para fazer a substituição do item”, esclarece Malta.

Ainda segundo ele, a vida útil dos óculos de grau depende de outros fatores. O principal é o tempo da última avaliação oftalmológica, já que quando o grau aumenta a utilidade das lentes atuais acaba. No caso dos modelos de sol, a recomendação é que sejam trocados a cada dois anos por causa do desgaste natural do tempo.

“Os raios ultravioletas emitidos pelo sol enfraquecem gradualmente a proteção oferecida pelas lentes e a exposição à luz solar eleva a quantidade de níveis de radiação UVA/UVB. Sem filtros adequados os olhos ficam expostos, o que pode resultar em danos irreversíveis à visão. Daí a importância de usar óculos originais de qualidade comprados em óticas de boa procedência”, afirma o especialista.

O manuseio correto do acessório também interfere em sua validade e muitas óticas, entre elas as mais de mil unidades das Óticas Diniz, oferecem a manutenção do item gratuitamente, sem custo algum, sempre que o consumidor precisar. “Quanto maior o cuidado com a armação e a lente, maior a durabilidade. Além do zelo ao utilizar e pegar o item com as duas mãos, é necessário manter a higiene sempre em dia. O ideal é usar água corrente e sabão neutro e secar com papel higiênico ou panos próprios para isso e evitar o uso de produtos químicos ao limpar os óculos”, conclui o consultor.

Se gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e curta “Atitude E Visão” nas redes sociais.

Continue acessando!!

Comenta aí…

COMPARTILHE

Tem uma notícia? Quer divulgar seu trabalho ou a sua história? Envie Para Nosso E-MAIL

COMENTAR:

Veja Também:

Deixe sua opinião abaixo! Super Beijo!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Scroll Up
error: Anti Cópia
%d blogueiros gostam disto: