José Leôncio (Marcos Palmeira) terá muita história pra contar ainda em sua trajetória de vida, porém ele já tem que lidar com muita gente já querendo a sua herança em Pantanal (Globo), totalmente quebrada, Mariana (Selma Egrei) decidirá obrigar Jove (Jesuíta Barbosa) a ir até o Mato Grosso do Sul com o intuito de brigar com unhas e dentes pela grana da família.
Isso prejudicará de uma vez por todas sua relação com Tadeu (José Loreto). A matriarca ficará assustada no momento que o rapaz colocar seus pés mais uma vez no Rio de Janeiro, assim como Madeleine (Karine Teles), ela irá torcer o nariz para Juma (Alanis Guillen).
Além disso, Jove quase deixará o avô cair para trás ao dizer que terá desistido da parte dele nas fazendas dos Leôncio. O protagonista, ainda cortará a mesada da qual enviava para sustentar todas as mordomias do filhote, da ex-mulher e da cunhada Irma (Camila Morgado). Mariana não irá aceitar de forma alguma trabalhar de fato pela primeira vez na vida, ela somente descansará depois de forçar o neto a pegar o primeiro avião até o pantanal para lutar pelos seus direitos.
A grande decepção e tristeza com Jove acabará sendo essencial para que José Leôncio tome uma atitude para assim assumir que teve um filho com Filó (Dira Paes), ele passará a tratar Tadeu como legítimo herdeiro e não mais como um mero afilhado, e com isso irá preparar ele para assumir os negócios da família.
Entretanto, Tadeu não será o sucessor que o fazendeiro pediu. Isso porque ele será passado para trás ao negociar certas cabeças de gado de um produtor em Aquidauana (MS) e terá que fazer um grande esforço para desfazer o negócio.
Leia Mais: Zé Leôncio não aprova namoro de Jove com Juma e expulsa rapaz de casa em Pantanal
Como se já não bastasse, o legado de Tadeu ainda será ameaçado por conta de uma das magias mais temidas do Velho do Rio (Osmar Prado), ele revelará que é Joventino (Irandhir Santos), e auxiliará Jove a vencer o trauma de infância, assim fazendo dele o grande peão do pedaço.