Onde tudo parecia estar devidamente tranquilo e encaixado entre pai e filho, tudo isso se apagará repentinamente em Pantanal (Globo), e José Leôncio (Renato Góes) terá que desvendar um mistério do qual o cercará e assombrará definitivamente.
Após iniciar uma jornada e tanto na companhia de seu pai Joventino (Irandhir Santos), o mocinho terá que encarar um baque e uma surpresa que deixará tanto ele como seus conhecidos completamente desconfiados e sem entender absolutamente nada do que estará ocorrendo, isso porque o patriarca desaparecerá de forma misteriosa.
Tudo começará no momento em que José Leôncio for fazer a sua primeira viagem de comitiva sozinho, neste período, Joventino já estará fascinado e obcecado por trazer a fazenda os bois selvagens por meio do feitiço, sem qualquer uso da força bruta. Horas antes da partida do filho para a comitiva, ele irá se despedir de um jeito esquisito, como se já soubesse do futuro, na sequência, decidirá ir atrás de um boi que ainda não conseguiu pegar e que virou um desafio pessoal para ele.
Leia Mais: Pantanal veio com tudo! A novela atinge 30 pontos em sua estreia e explode audiência da Globo
Dias se passarão, José Leôncio retornará para a fazenda e descobrirá que o pai simplesmente sumiu, ele irá procurá-lo por inúmeros dias e encontrará seus pertences, porém não terá mais pistas do paradeiro.