Logo após se mostrar alguém homofóbico, Tadeu (José Loreto) decepcionará o seu pai, José Leôncio (Marcos Palmeira) em Pantanal (Globo), no entanto, ele acabará tendo uma atitude surpreendente.
O filho de Filó (Dira Paes) resolverá pegar todos de surpresa com um pedido totalmente inesperado para seu pai sobre Zaquieu (Silvero Pereira), do qual enfrentou preconceito por partes dos peões.
Tudo dará início na hora da qual o mordomo retornar para a fazenda, aprender a andar de cavalo e fizer mais outras atividades diárias da qual um peão já é acostumado em fazer toda hora. Tadeu irá juntamente com Tibério (Guito) até o fazendeiro e pedirá para que ele permita que Zaquieu acompanhe eles em uma comitiva.
Leia Mais: Versão remake de Pantanal adota o objetivo de corrigir homofobia dos anos 90
José Leôncio achará a ideia um grande absurdo, porém o filho insistirá, “Ele já está montando até que direito, pai”, falará o rapaz, “Montando para correr atrás das minhas cabritas, não de mil e quinhentas cabeça de gado!”. O homem afirmará, então, que ele pode ir como o cozinheiro da comitiva e o patriarca ficará na dúvida e perguntará a opinião de Tibério, “Bom… Nós levamos o Joventino como “berrantêro” e no meio do caminho ele pediu arrego…”, responderá o gerente da fazenda.