Maria Bruaca (Isabel Teixeira) da qual já teve que sofrer bastante, irá encarar mais um sofrimento horrendo em Pantanal (Globo), escorraçada de casa por Tenório (Murilo Benício), ela contará com o suporte de Eugênio (Almir Sater) para sair da rua, magoada, ao chegar à chalana, a veterana tentará cometer uma loucura, porém será salva.
Sem ter para onde se enfiar após tentar matar o marido, já que ele descobriu as traições da mulher, a mãe de Guta (Julia Dalavia) ingressará no transporte chorando, deixando o chanaleiro receoso. Ao ver ela desolada, ele logo questionará onde ela estará indo, “Num sei… Pra qualquer lugar longe… Muito longe daqui”, responderá ela. Com isso, Eugênio explicará para Bruaca que é necessário selecionar um paradeiro, mas ele será ignorado por ela, na sequência, a mulher se aproximará da borda do barco e ameaçará se jogar na água, nessa hora, o homem impedirá.
“Se a senhora pulá, num tenho nem como lhe buscá… A correnteza é muito forte… E a chalana é demorosa de se manobrá”, falará Eugênio, que puxará Bruaca pela mão, em pânico, ela cairá aos prantos e será confortada pelo amigo.
“Chora todas suas lágrima, dona Maria… Mais num faiz uma bestêra dessas que, dessa viagê que a senhora que í, num existí vorta. Deixe que essas água leve embora todas suas tristeza”, concluirá o violeiro.