Tenório (Murilo Benício) acabará mandando matar José Leôncio (Marcos Palmeira) por duas razões, dentro da versão original, ele confessou estar de olho nas terras do vizinho e também desejou se vingar do protagonista por causa dele ter encorajado Maria Bruaca a buscar por seus direitos de esposa na justiça.
O vilão ficará morrendo de raiva após saber as traições de Maria Bruaca com Alcides e a escorraçará de casa, a mulher será acolhida na fazenda de José Leôncio, que incentivará que ela processe o ex-marido e exija uma parcela das terras que são suas por direito devido ao casamento de décadas com o crápula. Sabendo disso tudo, o vilão mandará Solano matar o seu rival e sua família, a primeira vítima será José Lucas, no entanto, o rapaz terá sorte e não morrerá.
Entretanto tudo mudará no remake, isso porque o feitiço vai se virar contra o feiticeiro, e quem será afetado pelo matador de aluguel será Tenório, do qual terá o filho caçula assassinado, de acordo com a jornalista Patrícia Kogut do jornal O Globo, Roberto será morto pelas mãos do jagunço que foi contratado pelo vilão.
Leia Mais: Pantanal: José Lucas é surpreendido com proposta vinda do Velho do Rio
No segmento da morte do rapaz, ele verá o assassino armado depois do atentado contra Zé Lucas e acabará fazendo inúmeros questionamentos sobre o ocorrido, Solano ficará com receio de ser pego pelo crime e afogará Roberto quando ambos estiverem em um passeio de barco, ele acusará uma sucuri de ser a causadora da morte do jovem, mas o corpo dele será achado.