Com o capiroto dentro do corpo, Trindade (Gabriel Sater) acabará revelando uma das grandes suspeitas de José Leôncio (Marcos Palmeira) em Pantanal (Globo), o violeiro verá a imagem do chefe refletida nos olhos do Velho do Rio (Osmar Prado), com isso ele ligará os pontos e concluirá que o encantado é na verdade Joventino (Irandhir Santos), dado como desaparecido na primeira fase da trama.
O peão traçará o caminho do avô de Jove (Jesuíta Barbosa) em um momento totalmente delicado. Ele arrancará a bala que Muda (Bella Campos) atirou por engano contra o peito do ancião em uma cirurgia improvisada no meio do mato, a história do forasteiro que salvou a vida do Velho do Rio acabará sendo exposta de vez, Tadeu (José Loreto) não terá incerteza alguma e com isso alertará o protagonita sobre os rumores assim que eles chegarem até o seu ouvido.
José Leôncio pedirá o auxílio de Trindade para obter a localização do rei das sucuris e quase cairá para trás ao encontrar ele transformado na maior delas. O fazendeiro não acreditará ao se deparar com a cobra navegando por entre as planícies alagadas dentro de uma canoa. Trindade ainda dará a enteder que o contrato estipulado em três vias com o capeta, concedeu a ele alguns poderes sobrenaturais, ele terá uma espécie de visão ao mais uma vez ficar cara a cara com a forma humana do Velho do Rio.
Leia Mais: Pantanal: Levi é cruelmente devorado por piranhas famintas após atacar Tibério
Trindade alegará que avistou a figura de José Leôncio refletida nos olhos da entidade. Como resultado, ele não terá mais dúvidas de que se trata de Joventino, que abandonou o seu rebanho de marruás para se tornar um dos protetores da natureza.