Samuel (Michel Gomes), finalmente irá respirar aliviado no momento em que se livrar de Tonico (Alexandre Nero) de uma vez por todas no desfecho de Nos Tempos do Imperador (Globo), além de provar sua inocência, o engenheiro chegará são e salvo até o último capítulo para formar a família que sempre sonhou ao lado de Pilar (Gabriela Medvedovski).
O rapaz até mesmo desertou do Exército para ir atrás do verdadeiro assassino de Ambrósio (Roberto Bomfim). Ele e a mulher se arriscaram em uma longa viagem até o interior da Bahia atrás da única pista que tinham sobre Salustiano (Alexandre Zacchia), o jagunço passou a carregar uma cruz nas costas para se lembrar do peso das amas dos que matou a mando do coronel. Ele também se isolou do mundo em uma pequena povoação em que é tido como santo pelos populares, que constantemente lhe peem bênçãos e orações, de começo, Salustiano se recusará a fazer um milagre para o mocinho.
- Leia também: Saiba como será o final de Nos Tempos do Imperador
Entretanto ele mudará de ideia e entenderá que para alcançar a santidade, será obrigado a se confrontar com os próprios fantasmas do passado para não deixar um homem inocente morrer na prisão em seu lugar. Salustiano será fundamental para reverter a condenação à prisão perpétua, mas Samuel ainda terá mais alguns assuntos a resolver com Tonico nos capítulos finais, ele precisará de alforria para seguir a vida com Pilar, já que a carta dada por Luísa (Mariana Ximenes) não passava de uma falsificação e nisso, Pedro (Selton Mello) até poderá intervir.