Desde 2014 o mês de setembro recebeu uma missão especial: falar com a população sobre o suicídio! Colorido de amarelo pela OMS (Organização Mundial da Saúde), ele se tornou o mês onde profissionais da saúde, celebridades, pessoas que passaram por alguma situação relacionada, passaram a fazer campanhas para conscientizar sobre esse assunto tão delicado, porém extremamente necessário.
“Hoje mais de 1 milhão de mortes são acusadas por ano por suicídio, e ainda existem muitos tabus que limitam os pedidos de ajuda e a procura pela ajuda certa. Abordar esse assunto ajuda para que se consiga identificar os sinais de quem está passando por momentos difíceis e evitar que uma pessoa chegue a esse estágio de desespero.” – Rafa.
Diante de toda a importância sobre o assunto, Rafa Kalimann resolveu falar em suas redes sociais, de forma prática, principalmente para os jovens, sobre assuntos como depressão, pânico, ansiedade e estresse. Entram no papo também como prevenir esses estados e alguns pontos que possam desencadear tais atitudes.
“Muitas pessoas têm, mas não sabem de onde vem o desespero, a angústia, o pânico, enfim, tudo que resulta em uma doença que mata silenciosamente e leva à atos como o suicídio, e isso é muito sério, precisamos falar mais disso.”
Durante todo o mês de setembro, Rafa Kalimann receberá convidados como Lucas Lucco, Maísa, Deive Leonardo, e claro, profissionais da saúde que debaterão sobre esse assunto tão sério e pouco falado, para tentar ajudar e conscientizar uma população que sofre com pontos como traumas, conflitos familiares, não aceitação, discriminação, dificuldades financeiras, e principalmente como e onde procurar identificar sintomas, onde procurar ajuda e como superar.
Além dos bate papos em suas redes, Rafa lançará pequenos desafios semanais e alguns relatos nos vídeos.
“É essencial ajudar ao próximo, é humano. Não podemos cruzar os braços e fingir que nada acontece. O que eu puder fazer para ajudar, farei. E nada melhor do que usar a minha ferramenta de trabalho, que graças a Deus alcança muita gente, para levar informação e um pouco de carinho.” – completa Rafa