As redes sociais estão em polvorosa com o trailer da suposta nova novela bíblica da Record, Prefeita de Sodoma. Apresentada como uma rival à altura de Pé de Chinesa, alegada produção da Globo assinada por Glória Perez, a trama, na verdade, é mais uma criação engenhosa feita por internautas utilizando inteligência artificial. Mas, com a quantidade de detalhes e o elenco estelar, muita gente ainda acredita que essa novela é real!
No centro da história fictícia, Gretchen interpretaria Pecora, uma demônia que usa sua sedução para destruir civilizações inteiras. Dividida em três fases — dos tempos de Sodoma e Gomorra, passando pelo século XIX até chegar à atualidade —, a trama teria ainda grandes nomes como Marcos Pitombo, Márcio Garcia, Carolina Ferraz, e até figuras polêmicas como Valdomiro Santiago e Flordelis.
Criada por usuários de redes sociais, Prefeita de Sodoma é uma invenção tão elaborada que enganou muitos telespectadores e amantes de novelas. O enredo completo, os personagens e até mesmo as polêmicas comparações com outras novelas da Globo, como Pé de Chinesa, surgiram de ferramentas de inteligência artificial. O nível de sofisticação é tanto que os fãs acreditaram na escrita de Vivian de Oliveira e na direção de Boninho, nomes bem conhecidos no mundo da teledramaturgia.
Enquanto a novela Pé de Chinesa também não passa de uma criação digital, o fato de que produções fictícias podem gerar tanto burburinho nas redes só reforça o poder e o impacto das criações feitas por IA no entretenimento moderno.