Novela 'Terra Nostra'
Novela ‘Terra Nostra’

Terra Nostra é uma novela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 20 horas de 20 de setembro de 1999 a 2 de junho de 2000 e escrita por Benedito Ruy Barbosa.

Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo de 7 de junho a 5 de novembro de 2004.

Está sendo exibida pelo Canal Viva.

Viva– 14h30 e 00h45
Estreiou: 28 de fevereiro 2019

RESUMOS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS:

Capítulo 1

É 1896, um navio traz para o Brasil os imigrantes italianos. Juliana dança no convés com Matheu, sendo observada pelos pais, Ana e Júlio. Em uma bela casa em São Paulo, Francesco avisa à mulher Janete e ao filho Marco Antônio que o seu amigo de infância, Júlio, está chegando. Nos cafezais de Gumercindo só se fala nos italianos que vêm para trabalhar na lavoura. Sua mulher, Maria do Socorro e as filhas Rosana e Angélica relembram os tempos dos escravos negros. Angélica não se esquece que o pai se deitou com uma escrava Naná só para ter um filho varão; Maria do Socorro tem gravado na memória o embate com Naná, quando ela foi embora grávida prometendo mandar para ela criar, caso o filho fosse homem. Matheu se declara apaixonado por Juliana e garante protegê-la, quando seus pais contraem a peste e morrem. A febre abate um bebê e sua mãe, Leonora, fica desesperada e desaparece, para tristeza do marido Bartolo. Matheu vai para o isolamento. Juliana decide ficar ao seu lado e beija-o.

LEIA TAMBÉM:  Resumo da novela ‘Cabocla’ de 07 a 19 de outubro

Último capítulo

Anacleto e Inês resolvem não mais brigar e ficar no Brasil. Antes de partir para sua vida escolar, José Alceu pede benção à Maria do Socorro, que admira o respeito do rapazinho. Augusto causa o maior alvoroço na Câmara dos Deputados ao levar Angélica para ser um dos palestrantes. Bartolo avisa Leonora que logo eles partirão rumo ao sul do país. Tempos depois, os dois fazem seu vinho com muita alegria. Amadeo e Hortência despedem-se da pensão de D. Dolores para ir morar no sobradinho. Matteo recebe de Francesco a incumbência de preparar um pedaço de terra para transformá-la em uma fazenda produtiva. Juliana e Matteo ficam felizes porque agora terão um lugar para morar. Gumercindo, Damião, Naná e Francesco visitam seus filhos no internato. Matilde e Juliana visitam Mariana e Francesquinho no convento. Ao ir embora, Juliana passa por um dos cômodos do convento e ouve um grito: mãe! É seu filho! Ele está vivo! O reencontro é emocionante. Mariana também se emociona. Ela explica que tirou o menino daquele hospital antes que ele sucumbisse. Gumercindo experimenta o tão sonhado vinho de Bartolo e o acha excelente. Os italianos comemoram! Todos resolvem tirar uma fotografia para a posteridade. Inclusive a família de Francesco. E Matteo e Juliana vivem felizes para sempre! Fim.

LEIA TAMBÉM:  Resumos de Malhação 2008 de 07 a 11 de Outubro

* Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeito à alteração de acordo com a edição das novelas

SINOPSE:

Terra Nostra conta a história da imigração italiana para o Brasil entre os séculos XIX e XX, a partir do romance entre Matteo (Thiago Lacerda) e Guiliana (Ana Paula Arósio). Os dois se conhecem e se apaixonam quando estão sendo trazidos para o Brasil a bordo do navio Andrea I, em 1894. Quando chegam em terra firme, eles são separados. Ela vai para a fazenda do imigrante Francesco Maglianno (Raul Cortez), e ele consegue um emprego na colheita do coronel Gumercindo Aranha (Antonio Fagundes). Giuliana, grávida de Matteo, acaba despertando o interesse de Marco Antonio (Marcello Antony), filho de Francesco. Matteo, enquanto isso, sofre com um patrão que trata os imigrantes feito escravos, e ele  acaba se tornando porta-voz dos trabalhadores, liderando reivindicações por melhoria nas condições. Os dois passam por muitas provações e desencontros até conseguirem ficar juntos.

LEIA TAMBÉM:  Resumos da novela 'Selva de Pedra' de 07 a 12 de Outubro