Novela "Cabocla"

Cabocla é uma novela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 18 horas, entre 10 de maio e 19 de novembro de 2004.A trama foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, livremente inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto.

Canal Viva15h30
Estreou: 07 de Outubro 2019

Foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, entre 7 de abril e 29 de agosto de 2008, pela a Rede Globo.

Atualmente está sendo reexibida na íntegra pelo Canal Viva

RESUMOS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS:

Segunda-feira, 7 de outubro

Justino desafia Boanerges a raspar seu bigode se seu cavalo perder a raia e ele aceita. Boanerges perde a aposta, é obrigado a raspar o bigode, mas desafia Justino para outra corrida. Tobias ganha a corrida, para a felicidade de Boanerges. Justino acusa Tomé de traição e o despede, deixando o peão arrasado. Mariquinha pede que Tomé leve um recado para Tobias marcando um encontro com ele. Boanerges avisa a Tobias que quer conversar com Tomé. Generosa reza pela volta de Rosa. Tobias leva Tomé para sua casa. Generosa e Tina ficam felizes em ver Tomé. Generosa manda Tina esquecer Tomé e garante que Rosa ainda vai voltar para ele. Edmundo avisa Luís que ele está com um princípio de tuberculose. Joaquim decide mandar Luís para Vila da Mata para que ele se recupere. Boanerges emprega Tomé, que fica feliz por poder trabalhar junto com Tobias. Luís não se conforma com sua doença e avisa ao pai que se recusa a viajar. Belinha e Neco se conhecem no trem.

Terça-feira, 8 de Outubro

Mariquinha se prepara para ir encontrar Tobias, mas Justino não deixa que ela saia sozinha. Neco fica encantado por Belinha. Tobias expulsa do hotel um viajante que mexe com Zuca. Luís continua indisciplinado, para ódio de Joaquim. Zuca ouve Tomé comentando que Mariquinha gosta de alguém e pergunta quem é. Tomé afirma que é de um rapaz do Rio, mas depois diz a Zé da Estação que é de Tobias. Bina aconselha Zuca a casar logo com Tobias, para não perdê-lo. Tobias confessa para Zuca que Mariquinha gosta dele, mas garante que nunca vai dar bola para ela. Bina sugere que Tobias marque logo o casamento e ele concorda. Belinha dorme sem querer no ombro de Neco e morre de vergonha. Mariquinha vê Tobias com Zuca e fica triste. Boanerges recebe Belinha na estação. Justino e Mariquinha levam um susto ao ver Neco desembarcando do trem.

Quarta-feira, 9 de Outubro

Justino e Boanerges se aborrecem ao ver que Neco e Belinha viajaram juntos. Emerenciana explica a Belinha que Justino é um desafeto de Boanerges. Neco revela a Justino que largou a faculdade de Direito porque quer trabalhar na fazenda. Edmundo examina Luís e insiste que ele vá se tratar em algum lugar com clima melhor. Tomé não dá muita bola a Tina, deixando-a decepcionada. Tobias pede que Boanerges seja seu padrinho de casamento, dali a dois meses. Tomé garante a Neco que ainda é seu amigo, apesar de não trabalhar mais para Justino. Joaquim perde a paciência com Luís e avisa que ele vai viajar de qualquer jeito. Neco se encontra com Belinha. Tomé vê os dois conversando, pega Belinha e sai galopando.

LEIA TAMBÉM:  Resumos de O Cravo e a Rosa de 07 a 19 de Outubro

Quinta-feira, 10 de Outubro

Tomé afirma para Belinha que não queria que ninguém a visse conversando com Neco. Belinha manda que Tomé não se intrometa em sua vida. Tobias planeja trabalhar nas terras de Felício depois que se casar. Joaquim manda um telegrama a Boanerges pedindo hospedagem para Luís. Pequetita vê Luís com Pepa e fica furiosa. Neco percebe que Mariquinha gosta de Tobias e acha graça. Boanerges promete ajudar Tobias se ele quiser trabalhar nas terras de seu pai. Xexéu avisa a Justino que Felício não é legalmente dono de suas terras. Neco confessa para Tomé que está gostando de Belinha e pede que ele lhe entregue uma carta. Emerenciana vê Tomé entregar a carta a Belinha. Justino quer comprar o sítio de Felício. Emerenciana pede que Belinha lhe dê a carta. Justino dá um prazo para Felício decidir que preço quer pelas terras.

Sexta-feira, 11 de Outubro

Belinha rasga a carta. Felício fica preocupado. Luís se prepara para viajar. Boanerges decide levar sua família para Vila da Mata para que eles possam receber Luís com mais conforto. Tina diz a Tomé que Rosa foi embora porque quis, deixando-o irritado. Generosa tem certeza de que a filha vai voltar. Belinha pede que Tomé avise a Neco que ela não vai poder encontrá-lo. Tomé aconselha Neco a se afastar de Belinha. Macário avisa a Boanerges que um dos vereadores lançou-o candidato à prefeitura. Felício comenta com Tobias que não tem nenhum papel para provar que as terras lhe pertencem. Tobias garante a Justino que as terras de seu pai não estão à venda. Neco ouve. Luís chega. Zé da Estação manda que Chico o leve até o hotel. Luís fica espantado com a beleza de Zuca.

Sábado, 12 de outubro

Zuca fica envergonhada na presença de Luís. Tobias garante a Felício que Justino não vai incomodá-lo mais. Luís explica a Zé que não está com tuberculose, apenas com uma lesão no pulmão. Bina garante a Zé que as meninas da cidade vão ficar atrás de Luís, pois ele é rico e bonito. Justino afirma que vai tomar as terras de Felício se ele não quiser vendê-las, deixando Neco e Mariquinha preocupados. Emerenciana manda Belinha tomar cuidado com Luís. Edmundo aconselha Joaquim a sair e se divertir. Luís fica encantado com o tratamento que recebe de Bina e Zé. Tobias sonha com as melhorias que vai fazer em seu sítio. Tomé avisa a Tobias que Justino não vai desistir tão fácil. Luís e Zuca conversam. Boanerges vai buscar Luís no hotel de Zé da Estação. Zuca dá adeus para Luís de longe.

Cabocla 14 à 19 outubro 2019

Segunda-feira, 14 de outubro

Bina percebe que Zuca está mais alegre do que de costume. Luís chega na casa de Boanerges, em Vila da Mata. Pequetita tenta descobrir onde Luís está, mas Joaquim não diz. Nastácio revela a Neco que Belinha está em Vila da Mata com os pais. Xexéu afirma para Justino que descobriu uma maneira de ele incorporar as terras de Felício. Justino planeja ir até Vila da Mata e Neco pede para ir com ele, pois quer ver Belinha. Tobias garante a Felício que vai botar Justino para correr se ele insistir em comprar as terras. Justino manda que Neco não se meta com a família de Boanerges. Luís não consegue parar de pensar em Zuca. Zuca fica desanimada ao lembrar que seu casamento está próximo. Ritinha avisa a Belinha que Neco está esperando por ela no jardim. Neco se declara para Belinha, que confessa gostar dele também. Emerenciana descobre que Belinha se encontrou com Neco. Belinha diz à mãe que gosta de Neco.

LEIA TAMBÉM:  Resumos da novela 'Selva de Pedra' de 07 a 12 de Outubro

Terça-feira, 15 de Outubro

Emerenciana não conta nada a Boanerges, para alívio de Belinha. Ritinha aconselha Belinha a enfrentar seus pais para ficar com Neco, caso goste dele de verdade. Zuca fica chateada ao ouvir falar em seu casamento e não entende o porquê. Belinha comenta com Luís que só vai se casar com alguém quando amar de verdade e confessa que gosta de Neco, filho do inimigo de seu pai. Emerenciana acaba contando a Boanerges que Neco foi até a casa deles e avisa que é melhor eles voltarem para a fazenda. Neco vê Luís com Belinha e fica com ciúmes. Luís lhe garante que não há motivo para isso. Boanerges concorda em voltar para a fazenda. Zuca se desespera ao perceber que não consegue parar de pensar em Luís. Tobias afirma para Tomé que Rosa foi embora porque quis, mas ele não acredita. Pequetita garante a Joaquim que ama Luís e ele começa a simpatizar com ela.

Quarta-fera, 16 de Outubro

Justino avisa a Neco que ele vai ter que trabalhar pesado se quiser ficar na fazenda. Generosa diz a Tina que Tomé nunca vai ser dela. Justino avisa a Felício que é dono da terra onde ele mora e lhe dá uma semana para sair dali. Bina comenta com Zé da Estação que Zuca está estranha e ele acha que ela deve estar com medo de se casar. Felício revela a Boanerges a ameaça de Justino. Tobias fica furioso ao saber, mas Boanerges consegue acalmá-lo. Luís afirma para Felício que é preciso ver no cartório se Justino tem mesmo a escritura das terras. Boanerges garante a Tobias que ele pode confiar em Luís. Neco e Mariquinha recriminam Justino por querer tirar as terras de Felício. Emerenciana manda que Boanerges tome cuidado para não se meter numa briga séria com Justino. Pequetita garante a Joaquim que pretende perdoar as escapadas de Luís até que ele se case com ela. Tobias decide tomar satisfações com Justino.

Quinta-feira, 17 de Outubro

Tomé consegue acalmar Tobias e garante que vai lutar ao lado dele, se Justino expulsar sua família. Boanerges decide chamar Zuca para morar na fazenda uns tempos e ajudar Emerenciana. Belinha tem a ideia de alfabetizar os adultos da região dando aulas à noite na escola. Boanerges promete pensar no assunto. Ritinha e Belinha saem para passear e Emerenciana manda que Nastácio as siga. Luís confere o registro no cartório de Xexéu e confirma que as terras são mesmo de Justino, mas afirma para Boanerges que talvez haja uma maneira de resolver a situação. Bina concorda em mandar Zuca para a casa de Boanerges. Belinha e Neco se encontram. Nastácio vê. Felício fica bêbado e ofende Mariquinha. Nastácio afirma para Ritinha que não conta o que viu se ela lhe der um beijo. Ritinha lhe dá um tapa. Emerenciana vê e pergunta o que houve. Justino percebe que Mariquinha está abalada. Zuca atira um cravo de longe para Luís.

LEIA TAMBÉM:  Resumos de Malhação 2008 de 07 a 11 de Outubro

Sexta-feira, 18 de Outubro

Nastácio não conta para Emerenciana que Belinha se encontrou com Neco. Mariquinha acaba confessando que Felício a insultou. Justino fica furioso, mas Neco e Mariquinha o convencem a não fazer nada. Luís pergunta a Generosa há quanto tempo sua família está naquelas terras e afirma que eles têm direito a elas por usucapião. Xexéu garante a Justino que Boanerges e Luís acreditaram no registro falso no cartório. Boanerges manda que Tobias não faça nada contra Justino, pois eles têm uma chance de resolver tudo de maneira legal. Luís fica sem graça ao descobrir que Zuca é noiva de Tobias. Zuca comenta com Tobias que acha que eles estão se casando rápido demais, deixando-o decepcionado. Luís tenta não pensar em Zuca. Pequetita convida Joaquim para jantar com ela. Zuca vê o quanto Tobias ficou chateado e diz que não quer adiar o casamento. Belinha recebe um bilhete de Neco.

Sábado, 19 de outubro

Belinha revela a Ritinha que Neco marcou um encontro com ela na escola. Luís pergunta a Tomé há quanto tempo Zuca e Tobias estão noivos. Tomé percebe o interesse de Luís e avisa que Tobias é muito apaixonado por Zuca. Belinha finge que quer conhecer a escola para poder se encontrar com Neco. Mariquinha e Belinha simpatizam uma com a outra. Tina e Generosa brigam por causa de Rosa. Tomé ouve tudo e decide ir morar em outro lugar. Felício afirma para Tina que ela precisa esquecer Tomé. Boanerges permite que Belinha dê as aulas. Justino garante a Mariquinha que não vai deixar que Belinha lecione na escola. Belinha confessa a Emerenciana que se encontrou com Neco. Boanerges anuncia que os caboclos já podem se inscrever para as aulas de Belinha, mas eles não ficam muito animados. Joaquim recebe uma carta de Luís e se preocupa, pois vê que ele não escreveu nada para Pequetita.

* Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeito à alteração de acordo com a edição das novelas

Cabocla/TV Globo

SINOPSE:

Ambientada em 1918, gira em torno da disputa de terras entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça), paralelamente ao romance entre Zuca (Vanessa Giácomo), a cabocla, e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira). Ela, uma moça simples, noiva do bravo Tobias (Malvino Salvador), é o retrato da inocência, enquanto o advogado é filho de uma família rica e sedento por aventuras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui