Acompanhe abaixo o resumo da novela “Rainha da Sucata”: descubra os principais acontecimentos da história!
“Rainha da Sucata”: Leia o resumo dos capítulos:
Capítulo 31 – segunda, 15 de dezembro
Mesmo quando Edu lhe diz que o casamento é apenas um negócio. Maria do Carmo acha que há amor também. Armênia só aceita a companhia de Moreiras no restaurante porque ele se oferece para pagar a conta. Edu insiste em morar na casa de Laurinha depois do casamento.
Maria do Carmo não gosta, mas concorda Laurinha fica arrasada ao saber do casamento e jura que ele não vai se realizar. Moreiras convida Armênia para ir à Sucata e ela pede um tempo para pensar. Laurinha se encontra com Maria do Carmo. Laurinha mostra as diferenças que existem entre Edu e Maria do Carmo, mas esta não se deixa intimidar. Jonas paga a Guida e ela lhe diz que Laurinha e Maria do Carmo não se dão bem.
Rafael explica a Alaíde que não mora com Vilmar e que já não a ama. Os dois fazem as pazes. Laurinha confessa a Isabelle que ama Edu e ela promete ajudá-la. Maria do Carmo insiste com Edu para viver em outro lugar e ele promete pensar no assunto. Laurinha pede de* culpas a Maria do Carmo e a convida a morar em sua casa. Laurinha explica a Maria do Carmo e Neiva que vem enfrentando muitos problemas, mas descobriu que estava sendo injusta. Depois, Maria do Carmo diz à mãe que não acreditou em Laurinha. Esta agradece a Isabelle pela idéia de colocar a rival dentro de sua casa, onde será mais fácil destruí-la.
Nicinha ouve o pai combinar de sair com Armênia, Gerson e Ingrid e decide ir também. Isabelle diz Ingrid que ela terá que fim pala o jantar. Renato marca hora com um perito e diz que a situação envolve milhões de dólares. Renato pede ao perito para examinar o testamento. Neiva quer ver a carteira de identidade de Irineu, mas ele finge que a esqueceu em casa. Edu compra um carro esporte corno presente de casamento. Paula o encontra e lhe pede para voltar, mais ele diz que prefere ser rico com Maria do Carmo.
Capítulo 32 – terça, 16 de dezembro
Ingrid decide faltar ao jantar de Laurinha e sai com Gerson. Gera os seque Guida vê onde fica o cofre de Renato. Laurinha recebe Maria do Carmo e Neiva. O perito diz a Renato que ele pode deixar Maria do Carmo pobre.
Paula faz amizade com Ingrid e promete arrumar um emprego para ela. Maria do Carmo dá a Laurinha um cheque em branco, mas lhe avisa que só vai deixar ele ser pago se a quantia for razoável. Gera bate em Gerson e eles acabam sendo expulsos da Sucata.
Laurinha dá dinheiro a Júlia para ela organizar uma grande recepção e, assim, afastar todos os convidados do casamento de Edu. Renato mostra o testamento a Maria do Carmo e lhe faz uma ameaça se não dividir sua fortuna com ele, vai tornar público o documento.
Depois, Renato propõe casamento a Maria do Carmo, que recusa, dizendo que pode se reerguer sozinha. Maria do Carmo descobre que Laurinha ajudou Júlia a convidar as mesmas pessoas que ela para a sua recepção.
Capítulo 33 – quarta, 17 de dezembro
Edu confessa a Paula que a ama e que, assim que a fábrica ficar pronta, vai se separar. Paula briga com ele. Ingrid não consegue o emprego no jornal, Clóvis cobra de Vilmar o dinheiro que ela lhe prometeu. Laurinha chega para o casamento de Edu e só encontra os vizinhos de Maria do Carmo. Maria do Carmo fica nervosa porque os convidados se atrasam para a festa. Clóvis manda Vilmar pegar mais dinheiro com Rafael. A festa do casamento de Edu enche e a de Júlia é um fracasso. Renato não consegue ir ao casamento, leva Manon para dormir com ele e a estrangula, pensando que é Maria do Carmo.
Ingrid conta a Paula tudo sobre o casamento e, ao ver o retrato de Adriana, revela que ela é irmã de Edu e Rafael. Edu avisa a Maria do Carmo que vai dormir no escritório, porque só quer o dinheiro dela. Edu acrescenta que sente nojo de si próprio por ter se vendido e Maria do Carmo fica arrasada. Armênia vê Alaíde com Rafael. Edu leva os engenheiros para verem o prédio onde vai instalar sua fábrica.
Capítulo 34 – quinta, 18 de dezembro
O investigador descobre que Irineu é mecânico de Maria do Carmo. Vilmar vê Alaíde com Rafael e briga com ela. A policia prende os três e Vilmar diz a Alaíde que tem dois filhos com ele. Armênia obriga Gino, a lhe dizer quem ele está namorando. Edu ou e a diretoria da Do Carmo vetar a fabricação de seu carro. Apesar das explicações de Edu sobre o projeto, os acionistas acham o investimento muito alto e Maria do Carmo decide patrociná-lo sozinha. Neiva briga com Irineu, mas este se desculpa e eles fazem as pazes. Gino não diz à mãe o nome da namorada.
Franklin, amigo de Renato, resgata Adriana e Caio e depois finge que o helicóptero está com defeito. Vilmar apresenta os filhos a Laurinha como sendo seus netos. O advogado confirma para Maria do Carmo que Onofre vendeu todas as propriedades e ela conta à mãe. Neiva fica sabendo do testamento e ordena que ele seja cumprido. Paula diz a Edu que não o quer mais. Franklin coloca Caio e Adriana num avião e os faz tomar um suco com sonífero Rafael confirma que os meninos são seu filhos e Edu dá dinheiro a Vilmar para ela ir embora.
Adriana acorda quando o piloto pula de pára-quedas e, desesperada, desperta Caio. Mariana está dizendo para Renato que aceita se casar com ele quando Caio chega, em frangalhos. Maria do Carmo pergunta a Paula o que ela ainda quer de Edu. Paula tenta explicar que foi só conversar com Edu, mas Maria do Carmo avisa que não quer vê-la perto dele. Caio conta a Mariana tudo o que passou e diz que vai fazer o retrato falado do piloto.
Paula briga com Adriana por ela ter escondido ser irmã de Edu e a expulsa de casa. Caio confessa a Moreiras que ama Adriana e Nicinha desiste de se casar com ele. Adriana volta a viver com a família. Edu briga com a mulher e, sem querer,, tira a sua camisola. Maria do Carmo aproveita para convidá-lo a dormir com ela. Edu rejeita Maria do Carmo. Adriana conta a Jonas que não mora mais com Paula, como ele queria. Maria do Carmo revela a Caio e Mariana que eles são irmãos e que o pai lhes deixou uma herança. Depois, ela acha as chaves do cofre de Renato e decide procurar o dinheiro de Onofre.
Capítulo 35 – sexta, 19 de dezembro
Jonas recebe um telegrama e viaja. Renato dá um jeito de Maria do Carmo pegar as chaves do seu apartamento. Edu descobre que Clóvis é o pai dos filhos de Vilmar e sai na briga com ele. Renato flagra Maria do Carmo abrindo seu cofre.
Renato prova a Maria do Carmo que o dinheiro não está no cofre. Rafael fica arrasado ao saber que não é pai. Na agenda que foi de seu pai, Maria do Carmo encontra o número de um telefone na Suíça. O chefe de Pauta a repreende por não estar fazendo seu trabalho direito. Renato conta a Franklin que fará Mariana ter um acidente na lua-de-mel. Edu descobre que Paula tem mesmo um protetor e o segue. Maria do Carmo pede ao banqueiro suíço que lhe diga como deve agir para passar a conta de Onofre para o seu nome.
O suíço afirma a Maria do Carmo que não há nenhuma conta em seu banco no nome de Onofre. Edu descobre que Jonas é o protetor de Paula. O banqueiro suíço revela a Renato que Onofre depositou o dinheiro no nome de outra pessoa.
Rainha da Sucata: resumo da semana de 22 a 26 de dezembro
Capítulo 36 – segunda, 22 de dezembro
Jonas conta a Edu que Paula é filha do falecido André de Bresson, que lhe deixou algumas propriedades, e que ainda não as deu a ela temendo que Isabelle lhe tome tudo. Gerson beija Ingrid. Renato embriaga o banqueiro e descobre que o dinheiro de Onofre está em nome de Salomé.
Renato fica satisfeito com o que descobriu. Caio se recusa a receber a herança do pai. Ingrid se sente ofendida pelo jeito com que Gerson a beijou. Jonas não deixa Adriana contar a Paula que foi ele quem lhe pediu para convidá-la para morarem juntas.
Renato convence Mariana a ficar com a parte da herança que cabe a Caio. Isabelle dá aulas de etiqueta a Maria do Carmo. Armênia deixa Ingrid namorar seus três filhos em segredo. Muito elegante e educada, Maria do Carmo espera Edu em seu quarto e tenta seduzi-lo.
Edu rejeita Maria do Carmo. Caio fica indeciso na hora de renunciar à herança em nome de Mariana. Ingrid propõe um teste aos três filhos de Armênia. Laurinha passa Isabelle para trás num negócio. Neiva discute com Armênia quando descobre que ela a está processando.
Rafael chega à casa dos pais e encontra Alaíde em pleno trabalho. Maria do Carmo avisa a Renato que vai contar a Mariana que ele só a pediu em casamento por causa da herança. Renato afirma, que se isto acontecer, dirá a Edu que ela está falida.
Maria do Carmo afirma que não está falida, mas desiste de contar a Mariana o que Renato quer dela. Rafael se sente traído ao saber que Bia, na verdade, é Alaíde. Armênia insulta Neiva, que reage. Elas brigam e acabam machucadas. Jonas fica amigo de Paula.
Rafael acusa Alaíde de enganá-lo e termina o namoro. Maria do Carmo manda examinar o processo de Armênia contra ela. Renato modifica o cabelo e o guarda-roupa de Mariana. O advogado de Maria do Carmo lhe avisa que ela pode perder o prédio da Sucata.
O advogado aconselha Maria do Carmo a tentar fazer um acordo com Armênia. Isabelle descobre que Laurinha a roubou na venda do quadro. Armênia se recusa a vender o terreno da Sucata para Maria do Carmo. Isabelle faz Gerson lhe contar a história do terreno e depois revela tudo a Jonas, que comenta com Laurinha.
Capítulo 37 – terça, 23 de dezembro
Gino não consegue abrir a caixa de Ingrid. Isabelle dá dólares a Armênia, que promete vender o terreno para ela. Edu contrata Irineu para trabalhar em sua fábrica. Laurinha se encontra com Armênia.
Alaíde pede desculpas a Rafael e eles fazem as pazes. Laurinha dá um sinal a Armênia para ter preferência na compra do terreno. Maria do Carmo aconselha Caio a renunciar à herança e seguir Renato, para descobrir onde está o dinheiro do pai.
Armênia confessa a Moreiras que não vai vender seu terreno. Alaíde não entende porque a mãe insiste que ela não pode namorar Rafael. Guga vai com Maria do Carmo apanhar o desenho do carro de Edu em seu quarto. Quando eles estão saindo, Edu chega e os surpreende.
Capítulo 38 – quarta, 24 de dezembro
Guga explica o que estava fazendo no quarto, mas Edu, enciumado, trata mal o amigo. Jonas sente pena de Mariana ao vê-la com Renato. Neiva acha bom Edu ter ficado com ciúmes da filha, Ingrid tenta descobrir o segredo do namoro de Gino mas não consegue.
Nicinha faz uma macumba na porta de Caio. Guida ameaça Renato de contar o que sabe a seu respeito para Maria do Carmo se ele se casar com Mariana, Laurinha mente a Edu, dizendo que Maria do Carmo estava paquerando Guga e por isto o levou para o quarto.
Edu fica irritado com o que Laurinha lhe contou. Mercedes manda Nicinha conseguir uma peça de roupa de Caio e outra de Adriana para fazer um vudu. Paula comenta com Jonas o assassinato que acha que Renato cometeu. Maria do Carmo manda flores para si mesma.
Em seguida, ela avisa a Renato que o incriminará se algum mal acontecer a Mariana. Nicinha consegue uma cueca de Caio. Depois, Adriana a flagra mexendo em suas coisas. Edu briga com Maria do Carmo por causa das flores e acaba lhe batendo.
Capítulo 39 – quinta, 25 de dezembro
Nicinha consegue pegar uma calcinha de Adriana. Edu proíbe Maria do Carmo de sair de casa, mas ela não lhe obedece. Leria garante para Alaíde que vai se matar caso ela continue a namorar Rafael.
O advogado de Maria do Carmo avisa a ela que o processo contra Armênia é causa perdida. Isabelle e Laurinha ficam sabendo que Armênia não sustou o processo e vão à casa dela para pedir explicações. Saldanha e Neiva decidem passar a noite juntos. Franklin encontra uma casa isolada exatamente como Renato queria.
Isabelle e Laurinha pedem a Armênia que lhes devolva o dinheiro que deram como entrada pela compra do terreno, mas ela se faz de desentendida. Guida avisa a Mariana que Renato só a quer como esposa pelo seu dinheiro, mas ela não acredita. Caio volta a gaguejar.
Isabelle e Laurinha decidem processar Armênia. O advogado desta, porém, afirma para as duas que a assinatura dos recibos é falsa. Nicinha seduz Caio. Maria do Carmo flagra Renato tentando comprar ações de suas empresas para derrubá-la.
Capítulo 40 – sexta, 26 de dezembro
Renato consegue colocar os acionistas contra Maria do Carmo. Armênia descobre que Bia não é rica. Leria passa mal ao ver a filha com Rafael. Mariana gosta da casa que Renato escolheu e diz que Caio vai morar com eles.Maria do Carmo lembra que precisa de poucas ações para ser acionista majoritária das empresas. Guga faz Edu perceber que ama Maria do Carmo e, em troca, ganha um soco. Guida conta a Jonas o que sabe de Renato. Maria do Carmo chama Gerson para conversar. Edu flagra os dois se beijando.
Edu bate em Gerson. Maria do Carmo sai com o ex-noivo e lhe pede que interceda junto à mãe sobre o processo. Jonas acha que Renato vai destruir Mariana. Edu tenta expulsar a esposa de casa, mas ela ameaça fazer um escândalo. Isabelle e Laurinha decidem influenciar as filhas a se casarem com rapazes ricos. Renato oferece seu apartamento de solteiro para Caio, pois não o quer perto de Mariana. Edu toma um pileque e Paula o leva para dormir em sua casa. Começa a audiência do processo de posse do terreno.
O julgamento da ação movida por Armênia começa com o depoimento dela. Edu comenta com Paula que seu casamento foi um erro. Nicinha vai dormir com Caio. Adriana os flagra no quarto, bate na rival e sai, furiosa. Laurinha conta a Edu sobre o processo judicial. Neiva e todas as testemunhas depõem. Mariana revela a Renato tudo o que Guida lhe contou. Rafael manda Alaíde decidir se fica com ele ou obedece à mãe. A Juíza diz que dará a sentença dentro de dez dias. Edu pergunta a Mana do Carmo se ela está falida.
Maria do Carmo nega que esteja falida e Edu lhe pede que prove isto fazendo uma festa para o lançamento de seu carro. Ela aceita e decide vender suas jóias para conseguir o dinheiro. Gerson comenta com Maria do Carmo o acordo que sua mãe fez com Laurinha. O caseiro do sitio de Vicente diza Paula e Jonas que Renato sabia que seu ex-patrão não podia beber. Maria do Carmo goza Laurinha pelo acordo e, depois, Edu a ouve comentar que sabe ela ama o enteado. Alaíde decide ficar com Rafael e vai procurá-lo.
* Atenção: os resumos podem sofrer alterações sem aviso prévio, de acordo com a edição exibida pela TV.
Sobre a novela:
A trama acompanha as relações entre a vida dos novos-ricos adentrando dentro dos costumes e conservadorismos da elite paulista. Maria do Carmo (Regina Duarte) enriquece com os negócios do pai Onofre (Lima Duarte), um vendedor de ferro-velho, e se torna uma mulher muito bem sucedida e poderosa, mas que continua mantendo os hábitos do passado. Apaixonada por Edu Figueroa (Tony Ramos) desde jovem, mas que sempre a rejeitou por sua origem humilde, propõe um negócio com ele: Casar-se com ele para ajudar sua família que, apesar de fazer parte da elite, está em uma decadência fortíssima. Ele aceita e Maria do Carmo vai morar na mansão dos Figueroa, mas nem tudo são flores. Lá, ela precisará tomar cuidado com Laurinha (Glória Menezes), madrasta de Edu que é obcecada por ele e faz de tudo para conquistá-lo, e não medirá esforços para manter a “sucateira” longe dele.