Acompanhe abaixo o resumo da novela “Terra Nostra”: descubra os principais acontecimentos da história!
“Terra Nostra”: Leia o resumo dos capítulos:
Capítulo 113 – segunda, 19 de janeiro
Maria do Socorro pede que o marido se afaste. Nasce a criança e seu choro invade a mata. Gumercindo se emociona ao ver que nasceu um filho homem. Maria do Socorro entra na fazenda carregada no colo pelo marido. Gumercindo promete a si mesmo nunca mais pensar em Naná. José Alceu e Tiziu cruzam por ratos em seu caminho. Rosana quer ir para a fazenda. Francesco e Marco se assustam com a notícia do primeiro caso de peste na capital. Maria do Socorro tem febre. Padre Olavo perdeu a sua paróquia por traduzir a missa, promete batizar o filho de Gumercindo na capela da fazenda e depois largar a batina. Marco Antônio quer tirar Juliana e Aninha da cidade, mas ela decide ficar junto de Matheu. Todos rezam pela saúde de Maria do Socorro. Augusto acalma Rosana: não há motivo para pânico. Maria do Socorro se despede do marido e desfalece.
Capítulo 114 – terça, 20 de janeiro
Maria do Socorro recobra os sentidos; a febre passou. Paola resolve quebrar o resguardo e controlar o trabalho na fábrica de macarrão. Mariana e Leonora retornam da fazenda, avisam Rosana que Maria do Socorro deu à luz um menino. A peste bubônica faz muitas vítimas; o governo decide criar o Instituto Butantã. Maria do Socorro levanta-se para o batizado de seu filho. Bartolo chega a São Paulo para buscar Leonora. Amadeo avisa Matheu que, a qualquer momento, vai desfazer a sociedade. Toninho aconselha Hortência a não aceitar a proposta de Amadeo, que pretende vender os armazéns para investir na construção de sobradinhos. Doutor Heriberto manda soltar Januário e desconfia de Toninho. Gumercindo convida Bartolo e Leonora para serem padrinhos de seu filho
Capítulo 115 – quarta, 21 de janeiro
Padre Olavo desiste de abandonar a batina. O filho de Gumercindo e Maria do Socorro recebe o nome do pai. Aurora, filha de Francesco e Paola é batizada na mesma hora, em São Paulo. Gumercindo oferece um “empréstimo” a Bartolo. Matheu vai visitar o filho; Juliana fica enciumada. Matheu e Rosana se beijam. Paola simpatiza com o corretor do seguro da fábrica. Gumercindo e Maria do Socorro voltam para a cidade. Leonora e Bartolo partem. Matilde toma o lugar de Leonora, em São Paulo, deixando Florinda triste por ter sido preterida. Brincando, Gumercindo e Francesco combinam casar seus filhos, no futuro. Toninho pede ajuda a Amadeo para provar sua inocência. Matheu confessa para Juliana que ele e Rosana se beijaram.
Capítulo 116 – quinta, 22 de janeiro
Juliana fica furiosa, não aceita a explicação de que foi um beijo apenas para humilhar Rosana. Rosana procura Matheu no escritório, o autoriza a visitar o filho e confessa que não o odeia. Janete está cada vez mais impressionada com Josué. Heriberto faz uma acareação entre Toninho e Januário. Toninho desabafa com Amadeo: não está agüentando a pressão. Janete vai à casa de Paola, a pretexto de levar um presente para a criança e acaba escorraçada por Inez. Josué se insinua para Janete, que gosta do atrevimento. Marco Antônio aprova a decisão de Rosana permitir que Matheu veja o filho. Matheu fica arrasado ao ouvir Juliana desabafar que não sabe mais se o ama ou a Marco Antônio.
Capítulo 117 – sexta, 23 de janeiro
Matheu acha que seu casamento acabou. Ao saber que Rosana foi ao escritório de Matheu, Juliana decide separar-se dele. Hortência espera que os dois rompam para recuperar Juanito. Juliana expulsa Matheu da cama; ele diz nunca mais voltará. Bartolo não acredita que a sociedade na colheita de café dê certo. Janete pensa em procurar Josué, mas muda de idéia. Marco Antônio aconselha Juliana a corrigir o registro de Juanito, dá dinheiro a ela e avisa que mensalmente vai contribuir para as despesas da filha. Juliana comenta que não tem mais marido. Juliana revela para Marco Antônio que Matheu e Rosana se beijaram. Marco Antônio confessa que ainda a ama.
Terra Nostra: resumo de 26 a 30 de janeiro
Capítulo 118 – segunda, 26 de janeiro
Marco Antônio comunica ao pai que vai devolver Rosana para a família dela; Francesco o apoia. Juliana se arrepende de ter abandonado Marco Antônio. Gumercindo concorda que Matheu veja o filho uma vez por mês. Rosana confessa para Maria do Socorro que ainda ama Matheu e vive uma mentira ao lado de Marco Antônio. Paola decide levar a filha com ela para a fábrica. Augusto conta para Marco Antônio a história do casamento de Rosana e Matheu. Gumercindo está animado por ter diversificado seus negócios. Marco Antônio avisa Rosana que precisa ter uma conversa séria com o pai dela. Juliana se recusa a conversar com Matheu, novamente o expulsa do quarto e avisa que está tudo terminado. Marco Antônio pede para falar a sós com Gumercindo.
Capítulo 119 – terça, 27 de janeiro
Marco Antônio avisa que vai separar-se de Rosana. Gumercindo jura que Matheu jamais pisará novamente em sua mansão. Marco Antônio devolve Rosana; Gumercindo exige uma explicação. Rosana assume que ainda ama Matheu, discute com o pai, que não se conforma com a humilhação. Janete desconfia que Juliana está por trás de tudo. Matheu bebe, desabafa com Toninho, que dá com a língua nos dentes: comenta sobre o dinheiro que Marco Antonio deu para a filha. Furioso, Matheu briga com Juliana e a empurra violentamente. Arrependido, pede perdão. Paola leva a filha para a fábrica. Rosana se prepara para deixar a casa dos pais.
Capítulo 120 – quarta, 28 de janeiro
Maria do Socorro pede que Rosana fique; Gumercindo ordena que ela volte para o quarto. Rosana conta para a mãe que Matheu a beijou, acredita que o marido ainda a quer e não consegue esquecê-lo. Gumercindo ameaça matar Matheu se ele entrar em sua casa. Juliana está disposta a viver sua vida, sozinha. Gumercindo ordena que Juvenal impeça a entrada de Matheu na mansão. Juliana desabafa com Francesco; ele propõe arranjar um emprego para ela e ajudá-la a criar os dois filhos. Janete visita Maria do Socorro. Paola emprega Juliana, que também levará a filha para a fábrica. Matheu insiste em conversar com Juliana.
Capítulo 121 – quinta, 29 de janeiro
Juliana comunica que não quer mais viver com Matheu: o encanto acabou. Ele ameaça tomar o filho. Heriberto chama Amadeu para depor. Hortência está decidida a preservar sua vida com Amadeo, de quem está grávida. Matheu garante que mata Marco Antonio se Juliana voltar para ele. Tarde da noite, Janete sai do quarto pensando em Josué; depara-se com Marco Antonio. Angélica começa a sentir-se muito só na fazenda. Francesco leva Juliana para a fábrica. Matheu acompanha Amadeo à delegacia. Heriberto manda chamar Hortência. Matheu pergunta por Juliana, Dolores responde que Francesco a levou da pensão.
Capítulo 122 – sexta, 30 de janeiro
Dolores explica que Juliana foi trabalhar, mas volta para a pensão, à noite. Amadeo tranqüiliza Hortência. Marco Antonio está disposto a reconquistar Juliana; Francesco o aconselha a ter calma. Juliana adora o trabalho na fábrica; Paola a leva para conhecer seus pais. Padre Olavo visita Gumercindo. Matheu tenta proibir Juliana de trabalhar na fábrica. Padre Olavo aparece para jantar em roupas comuns. Francesco e Anacleto discutem o tempo todo. Padre Olavo não sabe o que fazer de sua vida. Heriberto pressiona Hortência: avisa que ela foi a última pessoa a ser vista saindo da casa do marido.
* Atenção: os resumos podem sofrer alterações sem aviso prévio, de acordo com a edição exibida pela TV.
Sobre a novela:
Terra Nostra conta uma história ambientada na imigração italiana para o Brasil entre os séculos XIX e XX, a partir do ponto de vista do romance entre Matteo (Thiago Lacerda) e Guiliana (Ana Paula Arósio). Os dois se conhecem e se apaixonam quando estão sendo trazidos para o Brasil a bordo do navio Andrea I, no ano de 1894. Quando chegam em terra firme, eles são separados, não podendo seguir com o seu romance. Ela vai para a fazenda do imigrante Francesco Maglianno (Raul Cortez), e ele consegue um emprego na colheita do coronel Gumercindo Aranha (Antonio Fagundes). Giuliana, grávida de Matteo, acaba despertando o interesse de Marco Antonio (Marcello Antony), filho de Francesco. Matteo, enquanto isso, sofre com um patrão que trata os imigrantes feito escravos, e ele acaba se tornando porta-voz dos trabalhadores, liderando reivindicações por melhoria nas condições. Os dois passam por muitas provações e desencontros até conseguirem ficar juntos.
























