Acompanhe abaixo o resumo da novela “Terra Nostra”: descubra os principais acontecimentos da história!
“Terra Nostra”: Leia o resumo dos capítulos:
Capítulo 1, segunda 01 de setembro
É 1896, um navio traz para o Brasil os imigrantes italianos. Juliana dança no convés com Matheu, sendo observada pelos pais, Ana e Júlio. Em uma bela casa em São Paulo, Francesco avisa à mulher Janete e ao filho Marco Antônio que o seu amigo de infância, Júlio, está chegando. Nos cafezais de Gumercindo só se fala nos italianos que vêm para trabalhar na lavoura. Sua mulher, Maria do Socorro e as filhas Rosana e Angélica relembram os tempos dos escravos negros. Angélica não se esquece que o pai se deitou com uma escrava Naná só para ter um filho varão.
Capítulo 2, terça 02 de setembro
Maria do Socorro tem gravado na memória o embate com Naná, quando ela foi embora grávida prometendo mandar para ela criar, caso o filho fosse homem. Matheu se declara apaixonado por Juliana e garante protegê-la, quando seus pais contraem a peste e morrem. A febre abate um bebê e sua mãe, Leonora, fica desesperada e desaparece, para tristeza do marido Bartolo. Matheu vai para o isolamento. Juliana decide ficar ao seu lado e beija-o.
Capítulo 3, quarta 03 de setembro
Juliana aquece Matheu com seu corpo; ele acorda bom no dia seguinte e os dois combinam ficar juntos no Brasil. Leonora é encontrada com o bebê vivo na casa das máquinas. Os italianos comemoram o fim da doença e a esperança de uma nova terra. Francesco e Janete recebem Juliana, que se desencontra de Matheu no cais; na casa, ela se intimida com o luxo. Marco Antônio fica fascinado pela beleza da jovem italiana e apoia o pai que exige que ela seja tratada como alguém da família.
Capítulo 4, quinta 04 de setembro
Matheu vaga pelo trem em busca da amada; ela não consegue encontrar uma pista dele quando vai procurá-lo no dia seguinte. Gumercindo proíbe a filha de ser freira e ela jura que vai fugir. A senzala da Fazenda Esperança já está pronta para a chegada dos italianos. Matheu, Bartolo, Leonora e muitos outros cruzam o portão cantando.
Capítulo 5, sexta 05 de setembro
Gumercindo, a esposa e as filhas, o capataz Antenor e o negrinho Tiziu recebem os italianos, que são acomodados na senzala. Matheu sonha acordado com Juliana. Bartolo serve de intérprete, com seu parco português. Angélica e Rosana se impressionam com Matheu. Marco Antônio se oferece para ser professor de Juliana, a quem jura gostar como uma irmã. Janete deseja colocá-la para fora da sua casa. Os italianos começam a trabalhar nas terras de Gumercindo; Padre Olavo alerta contra os anarquistas. Rosana e Angélica se assustam ao saber que o pai está arrumando pretendentes para elas. Juliana sofre: está esperando um filho de Matheu. As empregadas Mariana e Luiza desconfiam e alertam Janete, que procura a jovem italiana para uma conversa séria.
Capítulo 6, sábado 06 de setembro
Janete joga verde, mas não colhe maduro. Gumercindo decide mudar o sistema e não dar mais comida. Para comer, os italianos terão que comprar na venda da fazenda. Batista entrega cadernetas para as famílias, onde as despesas serão anotadas. Matheu e Bartolo reivindicam terras próprias; Gumercindo promete para depois da safra. Rosana implica com as atitudes de Matheu; Angélica concorda com as reivindicações. O fazendeiro suspeita que o rapaz é anarquista e pensa mandá-lo embora. Juliana pede a Marco que encontre o seu amado. Ele sofre, mas promete que vai fazer o possível. Tiziu e Matheu moram juntos na senzala e se tornam amigos. Angélica se perturba com Matheu de torso nu; depois avisa que o pai pensa em mandá-lo embora. Leonora vai trabalhar na casa da fazenda. Matheu pede que Gumercindo acerte a sua saída.
Resumo Terra Nostra: capítulos de 08 a 13 de setembro
Capítulo 7, segunda 08 de setembro
O fazendeiro adia a saída dele para depois da safra. Rosana estranha a irmã ter esperado a saída do italiano para com ele trocar duas palavras. Juliana passa roupas e Marco se preocupa com ela. Janete flagra um abraço entre os dois e não gosta. Francesco propõe aos sócios abrir uma casa bancária. Marco Antônio mente: Matheu foi encontrado mas vai se casar com a filha do dono da fazenda. Angélica sonda com Leonora quem é a paixão de Matheu. Francesco conversa com Juliana sobre a gravidez e Marco Antônio defende-a dizendo que o filho é seu. Janete quase desmaia ao saber. Juliana desmente, mas Marco insiste e Francesco decide esperar a criança nascer. Matheu acorda angustiado no meio da noite e resolve fugir.
Capítulo 8, terça 09 de setembro
Antenor interrompe a fuga de Matheu. Um lamento italiano na clarineta faz com que todos fiquem acordados. Marco Antônio se deita na cama com Juliana, só para convencer os pais. Ela dorme nos braços dele. Gumercindo resolve conseguir notícias de Juliana para acalmar Matheu. Angélica nega estar apaixonada pelo italiano, mas Rosana não acredita, resolve ajudar a irmã marcando um encontro com ele naquela noite. Janete expulsa a italianinha da sua casa; os dois homens impedem. Marco pede Juliana em casamento Rosana pressiona a irmã, que tem medo de ir ao encontro. Antenor se surpreende ao ver Angélica na senzala.
Capítulo 9, quarta 10 de setembro
Tiziu salva a situação. Francesco, a pedido de Janete, resolve mandar alguém procurar Matheu. Mariana conta para Juliana que Marco é um mulherengo e que a melhor maneira de se livrar dele é cedendo. Maria do Socorro estranha ao saber que a filha foi na senzala. Francesco fica furioso ao ver o filho voltando para casa completamente embriagado. Angélica confessa para a mãe que ama Matheu, mas ela pensa ser só um estratagema para obrigar Gumercindo a deixá-la ser freira. Rosana decide que vai conquistar Matheu , manda Tiziu embora da senzala e espera. Ele se espanta ao encontrá-la na sua cama e coloca-a para fora da senzala. Rosana agride-o; Matheu beija-a .Tiziu espantado vê tudo. Em casa, Rosana diz à Angélica que Matheu beijou-a à força.
Capítulo 10, quinta 11 de setembro
Angélica enciumada reage, mas Maria do Socorro interrompe a briga entre as duas. Matheu torce para ser mandado embora e sair pelo mundo procurando a amada. Mariana tenta confirmar a paternidade, mas Juliana nada fala. Altino e Gumercindo combinam o casamento dos filhos, Angélica e Augusto. A jovem reage e o pai coloca-a de castigo, trancada no quarto a pão e água. Juliana implora a Marco que a leve até a fazenda onde Matheu trabalha, mas ele nega. Rosana vai até o cafezal e agarra Matheu, ele não contém a excitação e ela foge; Bartolo de longe a tudo assiste. Augusto aceita casar com uma das filhas de Gumercindo, mas garante que vai montar casa para a italianinha Paola com quem tem um caso. Angélica decide fazer greve de fome até o pai deixá-la ir para o convento. Rosana mais uma vez espera Matheu deitada no catre, decidida a tudo.
Capítulo 11, sexta 12 de setembro
Rosana provoca Matheu, mas ele rejeita-a. Angélica recusa-se a comer e sair do quarto, mas Padre Olavo faz com que ela mude de idéia. Augusto comunica à Paola que, apesar de amá-la, vai casar-se com outra moça para satisfazer a vontade do pai. Antenor conta a Gumercindo que suas filhas foram vistas com Matheu e sugere que o italiano seja mandado embora. O patrão decide tirar a história a limpo. Proíbe Angélica e Rosana de conversarem com qualquer trabalhador da colônia e comunica a Matheu que vai acertar suas contas e liberá-lo. Rosana conta para Angélica que deitou-se com o italiano. Gumercindo ouve tudo e jura que fará o colono pagar pela ousadia.
Capítulo 12, sábado 13 de setembro
Matheu vai embora feliz da vida, determinado a encontrar sua Juliana. Ameaçado por Gumercindo, Tiziu assume que viu Rosana e Matheu beijando-se; o dono da fazenda Esperança parte decidido a trazer o italiano de volta. Rosana sustenta que fez amor com Matheu na senzala. Marco Antônio diz para Juliana saber onde Matheu está. Janete fica aliviada diante da perspectiva de ver-se livre da italiana. Matheu é levado volta para a fazenda, onde os colonos cruzaram os braços, preocupados com o destino do conterrâneo. Gumercindo exige interrogá-lo imediatamente.
* Atenção: os resumos podem sofrer alterações sem aviso prévio, de acordo com a edição exibida pela TV.
Sobre a novela:
Terra Nostra conta uma história ambientada na imigração italiana para o Brasil entre os séculos XIX e XX, a partir do ponto de vista do romance entre Matteo (Thiago Lacerda) e Guiliana (Ana Paula Arósio). Os dois se conhecem e se apaixonam quando estão sendo trazidos para o Brasil a bordo do navio Andrea I, no ano de 1894. Quando chegam em terra firme, eles são separados, não podendo seguir com o seu romance. Ela vai para a fazenda do imigrante Francesco Maglianno (Raul Cortez), e ele consegue um emprego na colheita do coronel Gumercindo Aranha (Antonio Fagundes). Giuliana, grávida de Matteo, acaba despertando o interesse de Marco Antonio (Marcello Antony), filho de Francesco. Matteo, enquanto isso, sofre com um patrão que trata os imigrantes feito escravos, e ele acaba se tornando porta-voz dos trabalhadores, liderando reivindicações por melhoria nas condições. Os dois passam por muitas provações e desencontros até conseguirem ficar juntos.