Resumos da novela Terra Nostra de 15 a 20 de julho

Segunda-feira, 15 de julho

Matteo avisa à mulher que não vai para a fazenda; Juliana decide ir buscar a filha. Leonora e Bartolo avaliam as dificuldades que estão enfrentando. Gumercindo pede que os colonos esperem o café valorizar; depois, viaja até Jundiaí e convida Bartolo e Leonora a voltarem para a fazenda. Angélica não suporta mais a amante de Augusto: a política. Florinda resiste às investidas do deputado. Maria do Socorro se surpreende ao encontrar Tiziu e José Alceu e saber que eles estão morando na casa de Francesco. Matteo já considera virar anarquista de verdade. Os sócios de Francesco avisam: estão falidos.

Terça-feira, 16 de julho

Francesco fica muito preocupado com os negócios, mas Paola trata de descontraí-lo. Gumercindo decide instalar os compadres na casa grande e pretende levar Angélica e Marialina para São Paulo. Leonora, Bartolo e Rosinha viajam para a fazenda. Juliana sofre a falta da filha. Francesco manda Marco Antônio ir ao Amazonas para acompanhar o crescimento do negócio das borracha. Paola insiste e ele manda que Aninha volte a morar com Juliana. Augusto vibra com a possibilidade de Angélica voltar. Já ela, reage ao saber das pretensões do pai. Matteo está cada vez mais interessado em conhecer o anarquismo. Amadeo teme o seu futuro e acelera a construção dos sobradinhos. José Alceu demonstra simpatia por Maria do Socorro; Naná e Damião se entreolham preocupados.

LEIA TAMBÉM:  Resumos da novela Topíssima de 08 a 12 de julho

Quarta-feira, 17 de julho

Bartolo pede que os colonos tenham paciência. Marco Antônio parte, jurando que não quer ver mais Juliana na sua frente. Mariana percebe o interesse de Florinda por Augusto. Gumercindo se surpreende quando Augusto avisa que o dinheiro que conseguir com a venda das fazendas estará à disposição do sogro. Juliana exulta de alegria quando Paola chega na pensão com Aninha no colo. Rosana desdenha da atitude do cunhado, o que irrita Maria do Socorro. Angélica se sente fracassada e ameaça desaparecer com a filha. Matteo adora saber que Marco viajou. Augusto surpreende Florinda só de camisola.

Quinta-feira, 18 de julho

Florinda se recusa a servir o jantar para Augusto e vai embora para o quarto. Augusto precisa que Angélica assine os documentos de venda; Rosana duvida que ele convença a irmã. Gumercindo vai junto para ajudar na tarefa. As empregadas comentam: Janete leva café na cama todos os dias para Josué. Francesco não sabe o que fazer quando a ex-mulher vai ao banco tirar algum dinheiro. Paola aconselha Juliana a voltar para Marco Antônio. Angélica se recusa a assinar a escritura, mas Augusto deixa escapar que o dinheiro vai ajudar Gumercindo. Rosana sofre porque não consegue deixar de amar Matteo. Josué fica furioso porque Francesco não deu o dinheiro para Janete e ela estranha o ódio em sua voz.

Sexta-feira, 19 de julho

LEIA TAMBÉM:  Resumos da novela ‘A Que Não Podia Amar’, de 08 a 12 de julho

Gumercindo tem uma conversa dura com a filha e ela concorda em assinar a escritura e voltar para São Paulo, ao saber que disso depende a salvação do pai. Os sócios avisam a Francesco que suas fábricas faliram. Clientes vão ao banco em massa para retirar dinheiro, mas os cofres estão vazios. Inês briga com Anacleto para que ele pare de beber o vinho do genro. Francesco manda os empregados para casa, cerra as portas do banco e segura as lágrimas. Paola avisa que é melhor Juliana não levar mais Aninha para a fábrica. Francesco chega em casa desalentado, querendo morrer.

LEIA TAMBÉM:  Resumos da novela Jezabel de 15 a 19 de julho

Sábado, 20 de julho

Paola dá força ao marido, que confessa a sua ruína. Josué é só carinhos com Janete, que está convencida que deve pegar o seu dinheiro. Luiza descobre o nome completo de Josué e a certidão de óbito do pai dele por um ferimento a bala. Anacleto cobra do genro o seu dinheiro. Janete fica furiosa ao ver que o banco está fechado. Matteo, Amadeo e Toninho conversam sobre anarquismo. Francesco avisa a Gumercindo que estão em má situação. Juliana teme ficar desempregada também. Josué se espanta quando Luiza chama-o pelo nome completo.

* Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeito à alteração de acordo com a edição das novelas