Dentro da versão original de Pantanal, José Lucas (Irandhir Santos) descobrirá que Érica (Marcela Fetter) estava o manipulando e mentindo sobre estar grávida dele, e como resultado ele termina com ela, que desaparece no folhetim.
Para o público do qual não se lembra ou ao menos sabe, Érica investiu em um romance com José Lucas no decorrer da sua primeira visita ao bioma e depois vai embora, capítulos depois, a jornalista retornará ao centro-oeste. Dessa vez, ela estará acompanhada do pai, o deputado Ibraim (Dan Stulbach), e contará para José Lucas que ela descobriu que está grávida, Ibraim passará a pressionar que o rapaz se case com sua filha, o primogênito aceitará a proposta e prometerá subir ao altar com a moça.
A descoberta que a gravidez de Érica é na verdade uma falácia, ocorre quando eles estão em São Paulo e prestes a se casarem, o peão briga com a noiva e o sogro e conta para José Leôncio durante uma ligação que estará voltando ao Mato Grosso do Sul.
Leia Mais: Pantanal: Tenório contrata jagunço para acabar com a raça de José Leôncio
No momento em que chegar na fazenda do rei do gado, ele contará para o pai que desistiu do casamnto com Érica, pois descobriu que a gravidez da jovem era falsa, sabendo que seu plano deu errado, a moça não voltará a aparecer nas terras da família Leôncio.