Saúde Integrativa e imunidade

Publicidade

Microfisiopterapia, boa alimentação e qualidade de vida podem ser ferramentas eficazes contra o novo Coronavirus. Segundo Sérgio Bastos Jr, fisioterapeuta que trabalha com Saúde Integrativa, longe de ser algo desesperador, a epidemia deve ser, na verdade, um alerta para que tenhamos autorresponsabilidade e possamos cuidar mais da nossa própria saúde, e de uma maneira integrativa.

Continua após as recomendações

“Um organismo equilibrado, um sistema nervoso em dia e uma rotina saudável podem operar maravilhas na atual conjuntura do planeta”. A frase é do fisioterapeuta especialista em Saúde Integrativa Sérgio Bastos Jr, da Biointegral Saúde. “Sabemos que o novo Coronavirus está sendo uma ameaça mundial. Mas até onde essa ameaça é mesmo real? Claro que as pessoas que porventura se infectarem e tiverem algum tipo de complicação precisarão ser muito bem tratadas, claro que não é preciso sair por aí sem práticas mínimas de higiene, fingindo que não há um novo vírus no ar. Mas, por outro lado, incitar o medo de uma pandemia com milhões de mortes é, da mesma forma contraproducente”, lembra Sérgio.

O que podemos fazer para lidar com algo desconhecido que ataca nossa saúde? Para Sérgio, exercitar maneiras de manter nossa imunidade em dia: “nesse caso, a Saúde Integrativa, certamente, é a melhor opção. Com ela, temos um panorama integral da nossa vida: do sono à alimentação, do estresse à prática de exercícios, e podemos utilizar ferramentas, como a Microfisioterapia e o PSYCH-K para impedir que nossos traumas e crenças limitantes acionem o cérebro de uma maneira depreciativa, incitando ao medo do desconhecido e liberando toxinas que vão diminuir nossa capacidade de lidar com vírus. Qualquer que seja ele”.

O especialistas lembra que, quando cuidamos de tudo e de todos, mas esquecemos de cuidar de nós, o que acontece é que, de vez em quando, nosso sistema imunológico cai exatamente para que um resfriado ou uma gripe nos forcem a fazer o que deveríamos exercitar todos os dias: parar um pouco e cuidar de nós: “se não fossem essas pausas, só pararíamos quando tudo parecesse estar no lugar, ou seja, em um mundo louco que nos exige nada menos do que a perfeição, isso aconteceria nunca, não é mesmo?”, questiona Sérgio.

Pois, segundo ele, o que acontece é que o conjunto de fatores que advém do estilo de vida pós moderno, entre eles a má alimentação, o sono agitado, o trabalho excessivo, a tirania do perfeccionismo, o consumo exagerado, a falta de empatia social, entre muitos outros, nos permitem adoecer. “Esquecemos que somos, antes de tudo, humanos, que precisamos estar bem para cuidar dos outros, e que precisamos de ajuda para isso, muitas vezes”, revela o fisioterapeuta.

E é aí que adoecemos, exatamente para que possamos parar, prestar atenção no que está errado, e reorganizar nossas vidas e rotinas. “Então, o que podemos dizer em tempos de Coronavirus é: mantenham o autocuidado e a imunidade alta e manterão o vírus longe. Claro, não esqueçam das práticas básicas de higiene, mas sem pânico! Na China, onde ele começou, os casos já começam a diminuir, é a curva normal de qualquer propagação viral”, lembra Sérgio. Mas ele enfatiza: “o alarde criado, que deveria apenas informar, acaba sendo usado como desculpa para que o medo, esse monstrinho que vive dentro da gente e que destrói nossos recursos emocionais e, consequentemente, nossa saúde física, se alimente e passe a ter o comando da situação”.

O profissional dá algumas dicas para enfrentar esse período de epidemia:

  • Alimentar-se bem
  • Dormir pelo menos 8 horas por noite
  • Dormir mais cedo e aproveitar as manhãs, quando o ar normalmente está mais leve
  • Não fazer mais do que sua capacidade física e mental possibilita
  • Praticar exercícios regularmente
  • Manter alguma prática espiritual
  • Manter a boa convivência com as pessoas que o rodeiam
  • Manter limites saudáveis nas suas relações
  • Detectar se há traumas ou emoções reprimidas que precisem ser tratados
  • Entender se há crenças familiares ou sociais limitando sua vida

Com informações: Biointegral Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

REDES SOCIAIS

6,996FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
1,095SeguidoresSeguir

ÚLTIMAS POSTAGENS

Paula revela para Aníbal que ele tem outra filha em Amores Verdadeiros 

Em Amores Verdadeiros (SBT), Adriana (Natalia Esperón) acabou descobrindo que sua filha está viva, furiosa ela enfrenta Aníbal (Enrique Rocha) que acaba sofrendo um...

Maria conta para Max que foi Bernarda quem sequestrou o filho deles 

Nos próximos capítulos de Triunfo do Amor (SBT), Fausto (Juan Carlos Franzoni) revelará todos os crimes de Bernarda (Daniela Romo) para Maria Desamparada (Maite...

Resumo Topíssima: Capitulos de 13/05 a 28/05/2021

Topíssima é uma novela brasileira exibida pela RecordTV  e escrita por Cristianne Fridman. "Topíssima" foi exibida pela primeira vez em 21 de maio a 9...

Resumo novela Império: capítulos de 13/05 a 22/05/2021

"Império", protagonizada por Alexandre Nero, Marina Ruy Barbosa e Lilia Cabral. Trata-se da segunda novela de Aguinaldo Silva a voltar ao ar por causa...