quinta-feira , 21 novembro 2024
Ínicio Especiais Show da Madonna no Rio de Janeiro envolve marcas e imagem

Show da Madonna no Rio de Janeiro envolve marcas e imagem

700

Por Marcus Vianna

No dia 4 de maio, a Praia de Copacabana será palco de um grande evento internacional. O local foi definido para encerrar a turnê “The Celebration Tour” da cantora Madonna. A presença da norte-americana na cidade, além de movimentar a economia envolve uma série de empresas interessadas no show. A escolha do cartão postal do Brasil alinhada à carreira de sucesso da artista são elementos de destaque na estratégia de marketing.

No cenário internacional, por exemplo, há dois nomes que ninguém esquece: Copacabana e Pelé. A tradicional praia carioca está listada entre os bairros mais conhecidos do mundo e tem capacidade para sediar eventos de grande porte. Ao selecionar o bairro da Zona Sul como palco do show da Madonna surge uma oportunidade de posicionar o potencial da cidade no mundo.

Com a alta visibilidade do show, as marcas interessadas em patrocinar os eventos recebem uma justificativa na proposta de venda. Nele, constam o valor investido, a influência na mente das pessoas, os impactos de propaganda, a audiência e percepção do público. O que pode colocar a marca em um patamar diferenciado das outras e com relevância maior, a depender de cada participação.

Veja também:

Maravilhosa aos 65: os segredos de beleza de Madonna que vem ao Brasil em maio

Diplo é o convidado especial para abrir o show de Madonna no dia 04 de maio

O Rio de Janeiro se prepara para receber Madonna

Os organizadores da apresentação buscaram através de uma ação de rebranding corporativo associar os atributos das marcas à imagem da Madonna, uma mulher que ao longo da carreira sempre expressou comportamentos que representam algo contemporâneo apesar da longevidade, mantendo a credibilidade do público e solidez nas atitudes. Há uma série de frentes interessadas em associar o nome ao show capaz de gerar uma grande repercussão nos jornais, tv, revista e entre os públicos de interesse.

Toda celebridade, assim como um produto, possuem um ciclo de vida. Assim como um produto centenário precisa se manter presente e atual no mercado, celebridades da mesma forma. Como não chegar ao ponto de saturação e relançar o produto com uma nova roupagem a partir da fase de maturidade? Pesquisa e foco na inovação são as chaves para alcançar tal objetivo. Alguns casos de sucesso no mundo do show business como Rolling Stones, Aerosmith e Bon Jovi representam bem isso.

A imagem desses artistas é vista de forma mais ampla e consolidada, pois de alguma forma, eles aproveitaram as oportunidades para desenvolver a carreira, seja por um posicionamento de mercado, seja por estratégias com projeções a longo prazo, envolvendo-se em projetos sociais, produzindo novos artistas, representando novos negócios, entre outras atividades.

Esse caminho também não foi diferente para Madonna, que sempre buscou estar à frente do tempo como artista. Outra pessoa que trabalha na carreira é a Anitta, que além de cantora é empresária e tem o rosto estampado em diversas ações publicitárias. Dessa forma, os artistas conseguem diversificar as fontes de negócios, mostrar ao público novas tendências no ramo e perpetuar a própria imagem, alargando o ciclo de vida.

*Marcus Vianna é professor de marketing da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio

*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie e nem do Atitude e Visão.

Compartilhar: