Com o calor intenso em diversas regiões do Brasil, a preocupação com a hidratação deve ser redobrada para manter o organismo em perfeito funcionamento. Uma ótima alternativa para manter a hidratação durante a época de altas temperaturas é intercalar o consumo de água com opções diversas de sucos.
“Os sucos são ótimas opções porque, além de refrescarem, ainda promovem benefícios à saúde, pois são fontes de vitaminas e minerais”, afirma a nutricionista do Comitê Umami, Marilia Zagato.
Para amenizar a sensação térmica que tem ultrapassado os 30°C, a nutricionista indica três sucos saudáveis, saborosos e ricos em umami – o quinto gosto básico do paladar humano, promovido principalmente pelo aminoácido glutamato, e presente naturalmente em diferentes categorias de alimentos, como carnes, peixes, verduras e legumes. “O umami é um gosto marcante e uma de suas características é aumentar a salivação, o que permite o prolongamento do sabor delicioso na boca”, ressalta Marilia.
Confira as dicas de sucos, por ordem dos ingredientes que mais contêm umami:
Suco de tomate
A grande referência em umami, o tomate contém baixas calorias e uma grande porcentagem de água, sendo ideal para a reposição de líquidos. “O fruto também é fonte de licopeno, um pigmento antioxidante que ajuda a prevenir a degeneração das células”, afirma Marilia. Para o tomate ficar mais apetitoso, cozinhe um pouco antes de batê-lo com a água. Deixe na geladeira até esfriar e coloque gelo e gotas de limão.
Suco de milho
O milho é um ingrediente prático, delicioso e leve. O milho também tem um alto nível de glutamato, ou seja, é rico no gosto umami. Uma dica da especialista para deixar o suco diferente é adicionar água de coco.
Suco de cenoura
“A cenoura possui betacaroteno, uma substância antioxidante precursora de vitamina A e essencial em diversas funções do corpo”, destaca a nutricionista. A cenoura também contém o aminoácido glutamato. Acrescente laranja, gengibre ou limão para deixar o suco mais refrescante.
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.