quinta-feira , 21 novembro 2024
Ínicio Turismo Turismo na Chapada Diamantina – uma transformação local com impacto global

Turismo na Chapada Diamantina – uma transformação local com impacto global

514

Com o crescente interesse por práticas mais sustentáveis de turismo, a Chapada Diamantina, na Bahia, emerge como um exemplo inspirador de desenvolvimento comunitário aliado à preservação ambiental. Segundo o relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com em 2023, 76% dos viajantes expressaram o desejo de viajar de forma mais sustentável nos próximos 12 meses, enquanto mais de 80% afirmaram que o turismo sustentável era importante para eles.

Nesse contexto, a parceria entre o PlanetaEXO e os moradores locais desempenha um papel crucial. Além de oferecer experiências autênticas aos viajantes, a plataforma promove o crescimento do ecoturismo global, um setor estimado em 172,4 bilhões de dólares em 2022 e com previsão de atingir 374,2 bilhões de dólares em 2028, conforme dados da Statista, com uma taxa de crescimento anual de 13,9%.

“A parceria com o PlanetaEXO não só me oferece uma remuneração justa, mas também oportunidades constantes de desenvolvimento profissional,” comenta Neves, um dos guias locais. “Trabalhar com o que amo, em montanhas e trilhas, me dá liberdade e autonomia, aspectos que valorizo profundamente.”

Veja também:

Respirando turismo, Bahamas fazem da proteção ambiental um estilo de vida

‘Sobrevivência Extrema’, novo docu-reality nacional do Discovery, estreia em 30 de abril

Brasileiro que visitou a Finlândia mais de 50 vezes explica porque o país é o mais feliz do mundo

Essa colaboração não apenas fortalece a economia local, mas também promove a conscientização ambiental e social. “É um prazer trabalhar com a PlanetaEXO, que respeita a natureza e os costumes locais, valorizando os guias nativos e visando o fortalecimento das comunidades,” destaca Nara Oliveira, filha de Seu Wilson, cuja casa foi a primeira na Travessia do Vale do Pati a receber moradores.

Enilson, motorista responsável pelos traslados na Chapada Diamantina e parceiro do PlanetaEXO, compartilha: “Trabalhar como parceiro da PlanetaEXO tem sido uma experiência incrível. Levar os visitantes até as trilhas me dá a chance de ser parte dessa jornada emocionante.”

Lucas Ribeiro, fundador do PlanetaEXO, reitera: “Nosso objetivo é criar um impacto positivo e duradouro. Acreditamos que ao educar e envolver a comunidade local, podemos fazer a diferença na preservação ambiental e no desenvolvimento social.”

Compartilhar: