Segundo a versão original de Pantanal, da qual foi exibida em 1990 pela Manchete, o desfecho de Maria Bruaca será ao lado de Alcides, como resultado, se a história se repetir na nova versão, ambos ficarão juntos dentro dos últimos capítulos do folhetim após a morte de Tenório.
Tenório acabará flagrando a matriarca e seu amante no quarto em que o peão vivia na fazenda, Maria Bruaca irá até o local com o intuito de se despedir de Guta e também avisar que estará se mudando para o Paraná, porém, a veterana e o seu amado acabam transando no cômodo, e o grileiro flagrará tudo. O vilão ameaçará os dois e irá levar eles para uma tapera deserta, da qual dará sequência para sua doce vingança, o mau caráter amarrará os dois e passará a ameaçar a mulher de estupro, mais tarde, ele pegará uma faca e começará a castrar Alcides.
Os telespectadores do remake terão cenas mais leves desse segmento, pois todos acompanharão a castração pela visão de Maria Bruaca, da qual verá tudo com uma expressão de pânico, mas Alcides não será ‘capado’ de fato, já que na versão original tal procedimento não foi realizado com sucesso.
Bruaca somente ficará livre de Tenório nos capítulos finais da trama, na hora em que Alcides for se vingar do chefe por ter tentado castrá-lo. O salafrário será morto pelo ex-empregado, que acertará uma lança em seu corpo, e depois ele será puxado por uma sucuri para dentro do rio.
Leia Mais: Pantanal: Decepcionado, Tadeu não consegue esconder sua dor com a relação entre ele e José Leôncio
Deste modo, Maria Bruaca terá finalmente a sua redenção ao lado do seu grande e único amor após a morte de Tenório, ambos irão embora da região e retomarão suas vidas juntos no Sarandi.